PROJETO DE LEI N.º 183/19

 

 

FICA INSTITUÍDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, A ROMARIA DA MENINA BENIGNA QUE ACONTECE NO PERÍODO DE 15 A 24 DE OUTUBRO NO MUNICIPIO DE SANTANA DO CARIRI, ESTADO DO CEARÁ.

 

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

 

D E C R E T A:

 

Art. 1.º Fica instituído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, a Romaria da Menina Benigna, no Município de Santana do Cariri, que acontece no período de 15 a 24 de outubro.

Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3.º Ficam revogadas as disposições em contrário.

 

 

 

NIZO COSTA
DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

O município de Santana do Cariri, localizado na Região do Cariri, Estado do Ceará, pertencente a Diocese de Crato.

Do dia 15 a 24 de outubro, o município de Santana do Cariri é transformado em palco de louvores e peregrinação de romeiros.

Na data supra citada, milhares de romeiros celebram o Martírio da Serva de Deus, Benigna Cardoso da Silva, morta de forma bárbara na tarde fatídica do dia 24 de outubro de 1941, no Sítio Oitis, Distrito de Inhumas, a 2 km da Sede de Santana do Cariri.

Por conta da história, da personalidade e da religiosidade de Benigna, a jovem passou a ser vista como santa por todos da região, sendo também inspiração para promessas e motivos de agradecimentos pelas graças alcançadas por conta de sua intercessão.

Os eventos religiosos acontecem na região no mês de outubro, tendo início no dia de seu aniversário, 15 de outubro e seguindo até o dia da 24 do mesmo mês, data da sua morte, encerrando com uma celebração conhecida como “Missa das Flores”.

A festa religiosa tem atraído a atenção de romeiros de diversas partes do País, tendo se revelado um evento de forte expressão da religiosidade do povo nordestino, diante do martírio da jovem menina.

Pelas razões expostas, esperamos contar com o apoio desta Augusta Casa para aprovação do presente Projeto de Lei, a fim de prestar justa e merecida homenagem à menina Benigna Cardoso da Silva e ao Povo pelo sentimento de religiosidade da nossa gente brasileira.

 

NIZO COSTA
DEPUTADO