PROJETO DE LEI Nº 124/19

DENOMINA À ARENINHA DE CROATÁ, DE “MOACIR LOPES HOLANDA”, SITUADA EM CROATÁ/CE.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ D E C R E T A:


Art. 1º Fica denominado a Areninha de Croatá, de Moacir Lopes Holanda, situada em Croatá.

Art. 2º Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições.

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO

 


JUSTIFICATIVA:

Moacir Lopes Holanda, nasceu em Vila Holanda município de Ipueiras/CE, no dia 11 de junho de 1945, sendo o primeiro filho de uma família de quatro irmãos.

Cursou até o 5º ano do Ensino Fundamental naquela localidade em meados dos anos 60.

Em 1963, quando completou 18 anos de idade, foi convocado para servir junto ao exército, no 490º batalhão de infantaria em Crateús/CE.

Casou-se em 1967, sendo pai de quatro filhos: três mulheres e um homem. Nessa mesma época em que morou na Vila Holanda, montou e participou do time de futebol, conseguindo uniforme oficial e levando esse time para várias competições nas quais sempre foram campeões. Isso por volta de 1972.

Jogou também no time da América deixando sua contribuição e a marca de um grande atleta.

Mudou-se para a cidade de Croatá/CE em 1978, trabalhando no comércio, mas sua paixão sempre foi o esporte, onde em pouco tempo, passou a jogar no time principal da idade, o Croatá Esporte”. Jogou ao lado de grandes Jogadores como: Abdias de Pinho, Chagas Otaviano, João do Carmo, Assis Félix entre outros.

Seu amor e dedicação ao esporte fizeram dele um jogador de garra, ajudando o time a ganhar vários campeonatos. Pode-se dizer então, que ele sempre foi um incentivador do esporte, a ponto de, anos depois, servir de inspiração para seu filho. Claudiomiro, que chegou a ser o principal zagueiro da equipe do “Croatá Esporte”.

Além do esporte, Moacir também mostrou seu lado patriota, onde na década de 80, foi instrutor e organizador dos desfiles de 7 de setembro das escolas municipais da cidade de Croatá, durante muitos anos.

Faleceu no dia 12 de março de 2006, deixando como legado a força, a dedicação e a perseverança de que “um atleta nunca morre”. Moacir Lopes Holanda se eterniza no coração dos amantes do esporte e no exemplo de anos por aquilo fez.

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO