PROJETO DE INDICAÇÃO N° 313/19

“DISPÕE SOBRE A INSTITUIÇÃO DO MUSEU DO CAJU DO MUNICÍPIO DE CAUCAIA/CE COMO PATRIMÔNIO TURÍSTICO E CULTURAL DO ESTADO DO CEARÁ.”

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ indica:


Art. 1º Fica instituído como Patrimônio Turístico e Cultural do Estado do Ceará o Museu do Caju do município de Caucaia/Ce.

Art. 2º São objetivos desta Lei:

I – reconhecer a importância turística e cultural do Museu do Caju, do Município de Caucaia/Ce;

II – incentivar as visitas ao museu com o intuito de alavancar o turismo, cultura, emprego e economia da região.

Art. 3º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

ÉRIKA AMORIM

DEPUTADA

 

JUSTIFICATIVA

É de grande relevância o reconhecimento oficial do Museu do Caju de Caucaia/Ce como Patrimônio Turístico e Cultural do Estado do Ceará. Completará 12 anos no dia 01 de setembro de 2019. Em 2017 ganhou uma premiação Patrimônio Nacional da Cultura, único representante do Ceará do ano. Desenvolve desde 2007 um importante papel de divulgar e promover a cultura e a identidade local.

O Museu possui mais de 2.000 peças de artes, artesanatos e objetos. Possui também 300 obras de artes, um acervo de 20 mil fotos digitalizadas com a temática do caju, cerca e 3 mil livros e cordéis da cultura popular e uma lojinha com mais de 5 mil peças oriundas de artesãos e artistas plásticos de 20 municípios produtores de caju do interior. Por mês tem uma visitação média de mais de 1.000 pessoas, que se espera ampliar a nova rota turística cultural ferroviária com a implantação da Estação Caju – A Estação do Metrofor do Conjunto Ceará 4ª Etapa, já que fica a 100 metros do equipamento cultural.

Existe o projeto de requalificação da área, pintura e ornamentação com a temática do caju cajueiro, aguardando apenas o apoio do poder público e empresas para viabilização do projeto. Com o reconhecimento de patrimônio turístico e sua divulgação, o Museu do Caju poderá ser um fator decisivo para os turistas permanecerem um dia a mais na Região Metropolitana e criar essa nova rota turística e cultural. Oportunidade para empresas do trade turístico que promovem itinerários culturais, voltadas para atender os turistas, poder criar passeios, transportes e outros serviços com destino a Caucaia/Ce.

A proximidade e facilidade de acesso ao museu do Caju, a rica exposição, a saborosa gastronomia do caju e a proximidade da capital, a visita cultural é praticamente inevitável. Em qualquer cidade ou país que se visita, as pessoas querem conhecer um pouco de sua cultura. Com a divulgação do Museu do Caju, os amantes da arte e da cultura, com certeza, incluirão a visita em seus roteiros, o que possibilitará a permanência de mais um dia em Fortaleza/Ce.

 

ÉRIKA AMORIM

DEPUTADA