PROJETO DE LEI N.º 96/18

 

INSTITUI O DIA ESTADUAL DO PROMOTOR DE EVENTOS.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º Fica instituído, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, o DIA ESTADUAL DO PROMOTOR DE EVENTOS, a ser comemorado, anualmente, no dia 22 do mês de dezembro.

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

YURI GUERRA

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

 

O Promotor de Eventos é o profissional que cabe em todas as partes organizacionais e administrativas de um respectivo evento e é o profissional responsável por todas as etapas relacionadas a um evento. Deve ter noções administrativas, de marketing, de comunicação, social e contabilidade. O mercado de trabalho desse profissional é bastante amplo. É uma profissão em que existe um pré-requisito escolar para exercer essa arte, pois, o conhecimento vem da prática, e a prática é repassada aos estudantes que quiserem tirar o curso superior de Promoção de Eventos. Sim, é um curso universitário.

Promotor de eventos é aquele que promove e cuida de cada detalhe, para que sai no combinado além dele ter a responsabilidade sobre todos os mínimos detalhes do início das montagens de cada evento, até o final dele.

Geralmente seu trabalho compreende:

Desenvolver conceitos, criar planos e documentação (orçamentos) para o evento. Encontrar e organizar fornecedores, funcionários e voluntários. Reservar os locais e equipamentos do evento. Promover e fazer marketing do evento nas mídias  e para os grupos. Acompanhar o desenrolar do evento, se necessário, organizar arrecadação de fundos, patrocínio e venda distribuição de convites e ingressos para o evento.

Poderá, também, ultrapassar essas fronteiras de delimitações de função, por conta da necessidade. O produtor de eventos deve ser uma pessoa com equilíbrio emocional, iniciativa, velocidade de raciocínio, organização, responsabilidade, pontualidade, visão global (do seu projeto e do mundo), disponibilidade, eficiência (utilizar da melhor forma possível, todos os recursos disponíveis) e eficácia (obtendo os melhores resultados possíveis).

 

Formação Profissional

 

Existe o curso de nível superior em Produção e Gestão de Eventos, bem como o curso de Produtor Cultural. Esse profissional tem seu diferencial no mercado competitivo, pois, antes se acreditava que não havia necessidade e/ou formação específica na área. Algumas disciplinas extras incluem inglês, matemática, administração e contabilidade.

 

Local de Trabalho

Trabalham em escritórios, nos locais dos clientes aonde os eventos acontecerão, locais fechados ou abertos. Alguns coordenadores necessitam viajar para eventos que ocorram em outros locais. As condições de trabalho variam de acordo com o local e o tipo de evento, podendo, por muitas vezes, serem extremamente estressantes. Os equipamentos utilizados trabalham com softwares de gerenciamento de eventos. Podem alugar outros equipamentos como iluminação, palco e som.

A jornada de trabalho, normalmente, é cumprida nos escritórios mas, a medida da proximidade do evento se faz necessário longos períodos de trabalho. Os eventos, normalmente, ocorrem fora do expediente normal e, assim, o produtor de eventos necessitam, por muitas vezes,trabalhar nos finais de semana ou durante a noite.

O produtor de evento trabalha, constantemente, em parceria com vários outros segmentos, tais como: fornecedores de alimentos, equipamentos de montagem (palco, som, iluminação, decoração e outros), agentes de viagens, artistas, conferencistas, representantes, hotéis, espaços físicos, imprensa e muitos outros que se adéquam a cada tipo específico de evento.

YURI GUERRA

DEPUTADO