PROJETO DE LEI N.º 81/18

 

DENOMINA DE OSVALDO MATOS FERNANDES, O TRECHO DA RODOVIA COMPREENDIDO ENTRE A BR 222 E A SEDE DO DISTRITO DE JUÁ NO MUNICÍPIO DE IRAUÇUBA.  “

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º Fica denominado de Osvaldo Matos Fernandes, o trecho da Rodovia compreendido entre a BR 222 e a Sede do Distrito de Juá no Município de Irauçuba.   

 Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

 Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

OSMAR BAQUIT

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

A presente iniciativa tem como objetivo homenagear o Ilustre Médico Dr. Osvaldo Matos Fernandes, primeiro Vice-Prefeito de Irauçuba -  (1959 -1963).

Pertencente à tradicional família Fernandes de Juá. Nasceu no dia 23 de março de 1932, filho de Inácio Fernandes Filho e Umbilina Matos Fernandes, esposo de Marinete Teixeira Fernandes, deixou seis filhos, nove netos e quatro bisnetos, e faleceu aos oitenta anos de idade.

Começou seus estudos em Juá, nessa época pertencente a São Francisco, hoje Itapagé, e passou parte de sua infância e juventude ajudando seu pai Sr. Fernandes, na criação dos irmãos menores. Em seguida, veio para Irauçuba, para trabalhar com o Sr. Jorge Domingues, importante político da época, na função de gerente administrativo, onde já começou a participar dos encontros políticos. Nessa época participou do plebiscito que visava emancipar Irauçuba. Além dele participaram também Pedro Alves Araújo, Jorge Domingues, Valmar de Andre Braga e outros. No ano seguinte, 1958, ocorreu a primeira eleição para prefeito, sendo os candidatos Paulo Rodrigues Bastos e Cassimiro Dutra de Melo, numa chapa, e na outra chapa Valmar de Andrade Braga e Osvaldo Matos Fernandes, onde foram eleitos obtendo 927 votos válidos, de uma votação de 1622 eleitores. Sendo que o vice eleito obteve votação mais expressiva que o prefeito de sua chapa, com 126 votos a mais. Posteriormente, tornou-se pecuarista do distrito de Juá e sua esposa ingressou na política tornando-se vereadora de Irauçuba. Seus familiares têm significativos serviços prestados ao Município de Irauçuba, especialmente na área de saúde através da enfermeira Bibi e seu neto Dr. Leonardo Fernandes.  Na área da educação, através de suas filhas Lelda Fernandes (já falecida), Michele Fernandes e Bibi.

 Assim, submetemos à consideração do Plenário desta augusta Casa Legislativa do Estado do Ceará o presente Projeto de Lei, por reputarmos como justa essa homenagem que se presta ao cidadão Osvaldo Matos Fernandes, respeitado homem público,  membro de uma das famílias tradicionais do distrito de Juá, que muito contribuiu com a história deste distrito. 

OSMAR BAQUIT

DEPUTADO