PROJETO DE LEI N.º 70/18

 

FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE CLEMENTE OLINTHO TÁVORA ARRUDA, A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA CIDADE DE  BATURITÉ/CE.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica denominada oficialmente de  CLEMENTE OLINTHO TÁVORA ARRUDA, a Escola de Educação de Ensino Profissionalizante na Cidade de Baturité/CE.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO

 

JUSTIFICATICA

CLEMENTE OLINTHO TÁVORA ARRUDA, filho de Raimundo Arruda e Noemi Távora de Assis Arruda, nasceu no dia 31 de dezembro de 1925, na cidade de Fortaleza, Capital do Estado do Ceará. Neto paterno do Capitão Miguel de Arruda e Maria Livramento Vasconcelos de Arruda; e neto materno de Clemente de Assis e Silva e Maria Távora de Assis.

Casou-se com Rocilda Germano Arruda no ano de 1947. Tendo tido 7 filhos.

Foi incorporado ao serviço ativo na Marinha no dia 11 de junho de 1943, chegando ao posto de Segundo Tenente da Marinha do Brasil, tendo recebido a Medalha de Serviços de Guerra pelos valiosos serviços prestados ao País.

O referendado foi Vereador por três Legislaturas, de 1966 a 1970 a 1972 e de 1972 a 1976, tendo sido por três vezes Presidente da Câmara e duas vezes Vice-Presidente em duas oportunidades.

Em nossa cidade, o mesmo executou trabalhos como agente do IPEC (Instituto de Previdência do Estado do Ceará), Presidente da LDB (Liga Baturiteense de Desportos), foi ainda presidente e secretário de alguns partidos políticos, tendo como último partido o Partido da República do Brasil – PRB.

Nas eleições de 1982, foi eleito Prefeito, chefiando o Executivo de nosso Município no decorrer de 31 de janeiro de 1983 a 31 de dezembro de 1988, ou seja, cinco anos e onze meses como administrador municipal.

Clemente Olintho Távora Arruda faleceu aos 08 dias do mês de julho de 2014, no hospital Monte Klinikum em Fortaleza.

Atualmente, seu filho, Francisco de Assis Germano Arruda, é Prefeito do Município de Baturité, e Nelson Edgy Germano Arruda, Vereador daquele Legislativo.

Pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo a sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha assim, esta proposta a ser transformada em realidade.

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO