PROJETO DE LEI N.º 67/18
“ DENOMINA MANOEL FRANKLIN DE CASTRO GONDIM O TRECHO DA CE-275 QUE INDICA. “
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Artigo 1º. Fica denominada Manoel Franklin de Castro Gondim o trecho da CE-275, entre a BR-116 a CE-153, via distrito de Feiticeiro no município de Jaguaribe-CE.
Artigo 2º. Esta lei entre em vigor na data de sua publicação.
Artigo 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 12 de março de 2018.
DANNIEL OLIVEIRA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Manuel Franklin de Castro Gondim nasceu em Fortaleza no dia 17 de fevereiro de 1928,e faleceu em 06 de março de 2018, aos 92 anos. Era o sexto filho de um promotor público e de uma funcionária dos telégrafos.
Morou em Icó, Cascavel, Jaguaribe e Fortaleza, por conta das transferências de comarca do pai. Estudou apenas até a 5ª série ginasial, que repetiu três vezes porque não havia escolas melhores e não queria deixar de estudar. Desde muito novo trabalhou e aprendeu diversos ofícios, foi borracheiro, mecânico, eletricista e motorista, nos tempos mais difíceis. contava como era duro arquear molas e “desembeiçar” pneus de caminhão, usando marreta e bomba de pé. Foi motorista de carro de praça, para completar o orçamento da família e sempre teve o tino comercial muito aguçado.
Transportou muita oiticica pelo Nordeste e foi funcionário da companhia de energia elétrica “Light”. Tornou-se um empresário de sucesso na venda de carros. Depois construiu com a ajuda dos filhos, genros e netos, sua própria indústria de laticínios reconhecida como a marca de maior tradição e confiança em nosso estado.
Casou-se com Lourdinha e tiveram 5 filhos, 8 netos e 5 bisnetos. Avô presente, sempre tinha um sorriso e uma palavra amiga a dedicar. Dono de uma simpatia natural conquistava a confiança e empatia das pessoas pelo seu caráter ilibado e sua disposição em ajudar ao próximo.
A carreira política foi a maneira de tornar possível a sua vontade de ajudar mais pessoas e mudar a realidade social de todo o povo de Jaguaribe. Foi chamado o “Pai de Jaguaribe”, sendo prefeito por 3 vezes transformou um pacato povoamento, desprovido de infraestrutura, numa cidade cortada por ruas calçadas, praças, escolas, hospitais, quadras de esportes, creches, parque de exposições, rodoviária e largas avenidas. Trouxe esperança para seu povo sofrido através de moradias populares, água e luz aos distritos mais isolados. Secretário de estado, diretor da COHAB e CODAGRO, favoreceu a população carente, quem tinha nada ou quase nada. Foi um dos raros políticos que “tirava do seu bolso” para ajudar a seu povo.
Foi prefeito no município de Jaguaribe em 1982. Contribuiu no desenvolvimento do município e região com suas atividades no comercio de Jaguaribe nos ramos de laticínios, transportes, combustíveis para veículos automotores e comercio varejista de produtos farmacêuticos.
Nos últimos anos de vida, continuava trabalhando, à medida que a saúde permitia. No convívio em família, lições de sabedoria, passadas pelo comportamento sereno, desapegado e dedicado a trazer palavras positivas e esperança aos mais próximos.
DANNIEL OLIVEIRA
DEPUTADO