PROJETO DE LEI N.º 55/18

 

DENOMINA DE PREFEITO ROSEO BEZERRA A CE-265 NO TRECHO QUE LIGA A BR-116 A CE-371  DO  MUNICÍPIO DE JAGUARIBARA- CE.

 

A  ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º – Fica denominado de Prefeito  Roseo Bezerra a CE–265, no trecho que liga a BR 116 a CE-371, do município de Jaguaribara, Estado do Ceará.

Art. 2º – Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário

 

ANTÔNIO GRANJA

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

 

Nascido no dia 10 de junho de 1941, na Vila Santa Rosa, então distrito do Frade, Roseo Bezerra foi o filho mais novo de Geraldo Bezerra e Maria Emília Bezerra Peixoto. Quando chegou à família, já haviam mais sete irmãos: Heraldo Bezerra, Geraldo Bezerra Filho, Ilto Bezerra, Francisco Melanias Bezerra, Maria Ilca Bezerra, Maria Ita Bezerra e Maria Ida Bezerra. 

Crescido numa família política, que, se não em exercício, nos feitos e no cotidiano. Logo mais, em 1957, quando a Vila passou a ser legitimamente a cidade de Jaguaribara, seu irmão Heraldo Bezerra lançou-se candidato a prefeito do município, sendo então o primeiro prefeito da recém cidade. 

Em 1960 casou-se com Marlinda Eloi, com quem teve quatro filhos: Rosimar, Rosimer, Robson e Rockson. 

Apesar da pouca escolaridade, tendo cursado apenas até a 5ª série, Roseo tinha uma enorme desenvoltura com as palavras, era um visionário, chegou até mesmo a documentar em fotos tudo o que acontecia na cidade. Fruto disso foi sua candidatura a vereador em 1966 e seus dois mandatos no cargo, até 1972. 

Neste mesmo ano, perdeu sua mulher, porém, não desanimou e ainda assim, lançou-se candidato a prefeito. Vencendo e assumindo o posto em 1973, como prefeito, sempre zelou por Jaguaribara, a cidade no qual tinha tanto amor. Em 1975, alcançou uma grande vitória como prefeito, junto do deputado federal Evandro Aires de Moura, conseguiu que uma sede do Banco do Brasil se instalasse na cidade. 

Ainda em 1975, casou-se com sua segunda mulher, Isanira Beserra, com quem teve mais três filhos: Maria, Rodson e Rofson. Concluiu seu mandato como prefeito até 1976. 

Em 1984, ingressou na CAGECE, trabalhando como gerente administrativo e permaneceu no cargo até 2006, ano de seu aposento. 
Em 1999 e em junho de 2017 perdeu, respectivamente, seu filho caçula e sua filha fruto de seu primeiro casamento, Rosimer. Neste mesmo ano, Roseo foi diagnosticado com um câncer, ao qual o fez fechar as cortinas para uma vida que foi tal e qual uma peça de teatro com diversas cenas: longa, com grandes feitos e repleta de momentos inesquecíveis.

ANTÔNIO GRANJA

DEPUTADO