PROJETO DE LEI N.º 44/18

 

“ FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE URBANO DA SILVA FERREIRA, A ARENINHA DO MUNICÍPIO DE SENADOR SÁ/CE.

 

ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º – Fica denominada oficialmente de URBANO DA SILVA FERREIRA,  a ARENINHA no Município de Senador Sá /CE.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor da data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

 

URBANO DA SILVA FERREIRA, nasceu no dia 16 de abril de 1961, na cidade de Bacabinha, no Maranhão. Filho de Aristides Lopes Ferreira e Laurentina Gomes da Silva, Urbano era irmão caçula dentre oito homens e tinha cinco irmãs. A família do senhor Aristides regressou ao Ceará, instalando-se em Senador Sá, no ano de 1962. Urbano, com três meses, foi  batizado nesta localidade. Sua infância no interior de “Penedo” foi bastante resumida, já que  em 1967 teve que vir para cidade a  fim de dar início  aos estudos. Cursou até a 4º ano  do ensino fundamental sendo  um aluno  destaque  nas ciências exatas. Infelizmente não  pode dar continuidade aos estudos, já que o município, na época, não  oferecia mais  que o ciclo inicial  e não  havia transporte para a remoção  dos alunos até outro município. Por conta disso. Urbano não teve mais alternativa a não ser trabalhar na mercearia de seu irmão. Zé Lopes, como atendente.

Aos onze anos ganhou  confiança do pai e foi trabalhar como sócio, do próprio pai, em uma mercearia. Como tinha carisma  e uma  forma humorística peculiar, além de ótima clientela e seu comércio começou  a se destacar lhe rendendo muita popularidade e reconhecimento e, aos quartorze anos  comprou a  franquia de seu pai e deu seqüência ao trabalho conduzindo  seu próprio negocio.

A segunda conquista veio aos dezessete anos, quando urbano, por mérito e esforço conseguiu comprar sua moto, uma façanha para a época, pois  apenas seu irmão “Zé  Lopes” tinha conseguido tal feito. Também teve grande destaque  no esporte  de nosso município como um grande jogador de  futebol e como dirigente desse esporte, sendo exemplo de ousadia e determinação para atletas futuros.

Casou-se com Cira Maria de Jesus, no dia 18 de agosto de 1986. Dessa linda união  nasceu “Diego”, o primogênito, que teve precocemente  sua vida ceifada, aos vinte e três anos, por um trágico acidente e também mais duas filhas. Mikaele e Luana. Urbano  era um homem totalmente focado e dedicado, em primeiro lugar a família  e depois ao seu trabalho como servidor da população, em sua mercearia, onde trabalhou quarenta anos e deixou sua contribuição e seu legado à todos os senadorsaenses.

Pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo a sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha assim, esta proposta a ser transformada em realidade.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, aos 28 de fevereiro de 2018.

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO