PROJETO DE LEI N.º 263/18

 

DENOMINA DE ANTÔNIO ALFREDO DE AGUIAR, O TRECHO DA RODOVIA CE-581 QUE LIGA A SEDE DO MUNICÍPIO DE FRECHEIRINHA AO DISTRITO DE ARATICUM/UBAJARA – LADEIRA DE IBIAPINA. "

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. - Fica denominada de “ANTÔNIO ALFREDO DE AGUIAR ”, o trecho da rodovia CE-581 que liga a sede do município de Frecheirinha ao distrito de  araticum/Ubajara – ladeira de Ibiapina.

Art. 2º. – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 20 de novembro de 2018.

 

SÉRGIO AGUIAR

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Antonio Alfredo de Aguiar, nasceu no distrito de Araticum-Ubajara, dia  08 de fevereiro de 1922, era filho de Raimundo Bertoudo e de Maria Ferreira, representante da família Aguiar/Ferreira, das mais tradicionais do distrito. Casou-se em 1948, com Tereza de Jesus Aguiar, filha do grande líder político da comunidade, Francisco Aguiar e Silva. Com sua primeira esposa teve onze filhos.  Após o falecimento da sua companheira, casou-se com Suely Gonçala, com quem teve dois filhos. Após ficar viúvo pela segunda vez, casou-se com Lúcia Maria, com quem teve três filhos. Antônio Alfredo foi oficial do registro civil do cartório local por alguns anos, mas sua atividade principal foi de professor da rede estadual de ensino, contribuindo na formação educacional de crianças, jovens e adultos do distrito, por 32 anos. Em 1972 concorreu às eleições municipais para o cargo de vereador, ficando na primeira suplência. Na eleição seguinte, em 1976, apoiou seu genro, José Maria de Aguiar, o qual foi eleito, permanecendo no Legislativo de Ubajara, por 16 anos.  Antônio Alfredo era um homem culto, muito querido e respeitado, deixou sua contribuição para a comunidade de Araticum e da sede, Ubajara, onde residiu por oito anos. Faleceu aos 74 anos, no dia 03 de outubro de 1996, porém, ainda hoje é lembrado por seu carisma, inteligência e simplicidade.

Desta forma, conto com o apoio dos nobres parlamentares para a aprovação do projeto de lei.

SÉRGIO AGUIAR

DEPUTADO