PROJETO DE LEI N.º 260/18
“ INCLUI O SANA NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art.1º Fica incluído, no Calendário Oficial de Eventos do Ceará, o Sana, a ser realizado anualmente, nos meses de julho e dezembro.
Art.2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
LEONARDO ARAÚJO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
O Sana é um evento multicultural e multitemático que acontece há 18 (dezoito) anos na cidade de Fortaleza. A primeira edição aconteceu em 2001 quando um grupo de interessados pela animação e cultura oriental se reuniu e realizou um evento sobre o mesmo tema chamado SANA (antiga denominação de Super Amostra Nacional de Animes). Hoje é um dos maiores eventos de cultura pop no Brasil e o maior no Norte e Nordeste, reunindo em torno de 100.000 (cem mil) pessoas anualmente.
Com tantos anos de tradição, já se trata de um dos acontecimentos turísticos de Fortaleza e do Ceará. É realizado duas vezes ao ano, nos meses de julho e de dezembro, estrategicamente marcadas para aproveitar os períodos de férias, nos quais a cidade está mais movimentada.
O Sana é um evento que atrai públicos de todas as idades, de crianças a adultos, sendo muito comum encontrar famílias visitando o evento. Trata-se de um evento multitemático que reúne diversas atrações voltadas à área do entretenimento e lazer, e que conta com uma grande diversidade de atrações de cunho cultural, educativo, de entretenimento e lazer.
Ao longo dos anos, o Sana passou a agregar diversas áreas de interesse do público “geek” sendo composto, hoje, por arenas para atender e entreter os diversos seguimentos como cultura japonesa, cultura coreana, filmes, séries, livros, jogos de cartas e tabuleiros, videogames, entre outros. O Sana também possui uma arena de estandes em todo o Brasil, com os mais variados produtos.
No âmbito econômico e comercial, o evento atrai vários públicos diferentes, cujo interesse se alinha no cenário atual da economia criativa, focado especialmente em tecnologia, internet, games e música.
A vantagem desse evento ser realizado em Fortaleza é propiciar, além de uma demanda maior por serviços e produtos, incentivos fiscais que facilitam a realização, a logística e investimento. De acordo com pesquisa de mercado realizada pela empresa Cuali, o público do evento é oriundo em 71,6% de Fortaleza, 18,5% do interior e 9,8% de outros estados. Uma característica especial do Sana é sua capacidade de congregar em um mesmo evento pessoas de diversas classes sociais, algo que pode ser verificado pelo percentual de participantes provenientes de cada uma das regionais da cidade de Fortaleza.
Em 2018, o Sana foi realizado no Centro de Eventos do Ceará. Dentro do evento Sana, ocorre o projeto Empreender Geek, que apresentou cases, projetos, iniciativas e possibilidades, para os que pretendam atuar profissionalmente e empreender em áreas vinculadas à economia criativa. Além disso, o evento desenvolve a área do desenvolvedor, um espaço voltado para criadores de jogos e aplicativos em parceria com universidades, ocasião em que os projetos podem ser apresentados ao grande público.
O evento também proporciona o espaço Sana Market, onde se reúnem cerca de 50 (cinquenta) microempresários de todo o Brasil, na maioria comerciantes de roupas, acessórios, artesanatos, estátuas, brinquedos, entre outros. Este mercado já foi capaz de “ir além” do âmbito do evento, e alguns desses empreendedores, atualmente, possuem lojas físicas em Fortaleza e em outras capitais. Em sua última edição, o comércio dentro do evento foi capaz de gerar mais de R$ 6 (seis) milhões por ano e aproximadamente 350 (trezentos e cinquenta) empregos diretos ou indiretos, de acordo com a matéria BlueChip, do “Jornal Valor Econômico”.
O Sana também proporciona parcerias sociais, como a participação de crianças portadoras de câncer do Instituto Peter Pan, a arrecadação de mais de 5 (cinco) toneladas de alimentos nos últimos anos para o IPREDE e a participação de crianças e adolescentes de escolas públicas do Estado e dos municípios.
O referido evento é digno de ser incluído no Calendário Oficial de Eventos do Ceará diante da sua importância para o município e para o Estado. Atualmente, o Sana se firma como uma referência em cultura, educação e tecnologia, realizando parcerias com instituições na Alemanha, Japão e Coréia do Sul para apresentar projetos e desenvolver o intercâmbio cultural e tecnológico em Fortaleza.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, em 06 de novembro de 2018.
LEONARDO ARAÚJO
DEPUTADO