PROJETO DE LEI N.º 244/18

 

INCLUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, O DIA DA FESTA RELIGIOSA DE NOSSA SENHORA DA SAÚDE, PADROEIRA DE OLHO D’ÁGUA DA BICA, NO MUNICÍPIO DE TABULEIRO DO NORTE, NO ESTADO DO CEARÁ.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Fica incluída, no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, o dia da Festa Religiosa de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira do Distrito de Olho D’Água da Bica, no Município de Tabuleiro do Norte, comemorada, anualmente, no dia 15 de agosto.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 12 de setembro de 2018.

 

DEDÉ TEIXEIRA

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

O que projetou a Vila de Olho D’água da Bica foi a festa de Nossa Senhora da Saúde, cuja igreja foi construída em 1881, por iniciativa do Padre Joaquim Rodrigues de Menezes. Apesar da construção da igreja ser de 1981, só em 31 de maio de 1882 foi celebrada a primeira missa. Nesse mesmo ano foi construído o cruzeiro, todo de pedras, artísticamente talhadas.

O evento que já é um marco religioso, o qual atrai milhares de romeiros, a cada ano se torna maior. A festa de Nossa Senhora da Saúde, no distrito de Olho D’água da Bica, está em sua 134ª edição e hoje em dia é a terceira maior romaria do Ceará (perdendo apenas para Canindé e Juazeiro do Norte).

A romaria atrai centenas de fiéis e a pequena capela da localidade fica lotada todos os dias. Além dos devotos, a romaria também atrai muitos vendedores de artigos religiosos, sendo uma fonte de renda para pequenos comerciantes informais e para moradores.

A devoção a Nossa Senhora da Saúde surgiu em 1881, a partir de um sonho tido pelo padre Joaquim Menezes, no qual a santa pedia-lhe que fosse construída uma capela em sua homenagem, próximo à fonte que jorra aos pés de uma oiticica. Ainda segundo o sonho, conforme conta os moradores da comunidade, enquanto existisse o cruzeiro da capela, nenhuma família da localidade não sofreria de epidemia.

A partir daí, centenas de pessoas buscam as águas de Olho D’água da Bica para a cura de enfermidades e retornam, posteriormente, para agradecer a graça alcançada.

O atual Pároco Monte Alverne Fraga, ao chegar a região (2008), logo sentiu a necessidade de um trabalho pastoral mais intenso e amplo, que abrangesse todas as comunidades na área do Santuário: são cerca de 60 pequenas comunidades, com urgências pastorais permanentes. Ao discorrer sobre suas expectativas ao longo dos festejos, o Padre destacou que: “Esses dias do novenário da festa de fato superaram as expectativas, pela resposta do povo, pela participação e envolvimento de todas as comunidades aqui da área, assumindo as liturgias, cantando e confraternizando conosco”.

DEDÉ TEIXEIRA

DEPUTADO