PROJETO DE LEI N.º 231/18
“ DENOMINA LUCIA BALTAZAR COSTA, A ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE, NO ESTADO DO CEARÁ. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada Lúcia Baltazar Costa, a Escola Profissionalizante do município de Limoeiro do Norte, no estado do Ceará.
Art. 2º. Esta lei entra em vigor na data de sua publicação
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em 22 de agosto de 2018.
DEDÉ TEIXEIRA
DEPUTADO
Justificativa
Lucia Baltazar Costa nasceu no dia 03 de julho de 1948, no município de Quixeré – Ceará. Seus pais eram Ildefonso Baltazar de Lima e Raimunda Gonçalves Ferreira, caçula de uma família de 11 filhos. Desde pequena dedicou-se a agricultura, ao feitio de chapéu e bolsas de palha e com o dinheiro que ganhava ajudava aos pais. Cursou apenas o terceiro ano primário, pois o trabalho a impedia de seguir seu sonho de estudar.
No ano de 1969, casou-se com Jobson Maia Costa, com quem teve quatro filhos e sete netos. Logo que casaram foram morar em casa de taipa nos fundos da casa de seus pais. Passaram por muitos momentos difíceis, mas conseguiram vencer com trabalho e perseverança. Mesmo não detendo posses, sempre ajudou a pessoas carentes dividindo alimentos e muitas vezes, sendo até mesmo, mãe de leite das crianças da vizinhança.
Sempre batalhadora, aos poucos foram prosperando e conseguiram construir uma casa de alvenaria na cidade de Limoeiro do Norte, para onde se mudaram no ano de 1981. Durante vários anos trabalhou em uma merendeira no Mercado Central, onde conheceu muitas pessoas carentes que, constantemente, solicitavam sua ajuda. Com o passar do tempo tornou-se muito conhecida da população, que começou a chamá-la de “mãe dos pobres”.
Dada a sua prestação de serviços aos pobres, no ano de 1992, o então candidato a prefeito, João Dilmar da Silva a convidou para candidatar-se a vereadora, sendo que neste pleito foi eleita com 451 votos. Continuando seu trabalho junto ao povo, agora com um mandato eletivo, defendeu com toda a garra, projetos em beneficio da comunidade mais carente. Logo na eleição seguinte, veio o reconhecimento do povo e a mesma foi a mais votada entre todos os candidatos a vereadores. Sempre buscando o bem dos desamparados, foi eleita por mais três mandatos. Sendo que em dois deles, foi a única representante mulher na Câmara Municipal.
Mesmo não detendo diplomas, ou títulos, durante seus cinco mandatos participou de diversos congressos de vereadores, inclusive em Brasília, como representante das mulheres do município de Limoeiro do Norte.
Lucia Baltazar, “a mãe dos pobres”, faleceu no dia13 de julho de 2018, após três meses lutando contra as seqüelas de um Acidente Vascular Cerebral - AVC. O povo reconhece a grande mulher que foi, não somente por deter um cargo de vereadora, mas porque sempre buscou ajudar e proteger a população carente do município de Limoeiro do Norte.
DEDÉ TEIXEIRA
DEPUTADO