PROJETO DE LEI N.º 207/18

 

INCLUI, NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTO DO ESTADO DO CEARÁ, A ROMARIA RELIGIOSA EM HOMENAGEM A SÃO SEBASTIÃO, CO-PADROEIRO DE IPAUMIRIM, QUE ACONTECE NO DIA 20 DE JANEIRO.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Fica determinado à inclusão no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará a Romaria Religiosa em Homenagem a São Sebastião Co-Padroeiro de Ipaumirim que acontece no dia 20 de Janeiro.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º. Revoga-se as disposições e contrario.

ANDERSON PALACIO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

A Romaria Religiosa em homenagem a São Sebastião, Co-Padroeiro do Município de Ipaumirim, reúne milhares de romeiros, que chegam ao Município impulsionados pela fé, vindos de várias cidades do Interior do Estado e de estados vizinhos, que seguem uma tradição que renova a cada ano. Cada romeiro traz em seu coração um motivo para participar dos festejos. Fazer promessas, pagar graças alcançadas ou renovar pedidos pela intercessão de São Sebastião. Há muitos relatos de preces alcançadas. Em suas narrativas pessoais os romeiros falam de cura, aprovação em concurso e vestibular, emprego, além de sempre renovarem seus pedidos de um inverno de muita chuva.

Os festejos têm início no dia 11 de janeiro quando os féis dirigem à Pedra de Sebastião, para buscar a imagem do Santo. Todas as noites centenas de católicos participam dos ritos religiosos. A culminância do evento acontece no dia 20 de Janeiro, iniciando com a Missa Solene e Bênção de São Sebastião, seguindo-se de outras missas e culminando com a Procissão e Bênção do Santíssimo Sacramento, saindo da Igreja Matriz.

ANDERSON PALACIO

DEPUTADO