PROJETO DE LEI N.º 19/18

 

INSTITUI, NO CALENDÁRIO RELIGIOSO DO ESTADO, O RENASCER – RETIRO DE CARNAVAL REALIZADO PELA COMUNIDADE CATÓLICA SHALOM.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Fica instituído, no calendário religioso do Estado do Ceará, o RENASCER, retiro de carnaval realizado pela Comunidade Católica Shalom, a ser comemorado, anualmente, de domingo à terça-feira de carnaval.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 15 de fevereiro de 2018.

 

CARLOS MATOS

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

 

O período de Carnaval também é ocasião de oração e encontros religiosos, em que se destaca o retiro religioso promovido pela Comunidade Católica Shalom, o Renascer, sendo uma das opções mais tradicionais do período e que é promovido desde 1986, com entrada gratuita.

Entre adoração ao Santíssimo Sacramento, palestras, pregações, apresentações artísticas, serviço de oração e aconselhamento, sacramento da confissão e missa, o evento tem a proposta de realizar um “carnaval diferente”, proporcionando uma experiência com a verdadeira alegria, uma experiência com Deus e com a paz em meio ao agito do carnaval.

Em uma sociedade marcada pelos altos índices de violência, proliferação das drogas, perca do sentido de vida, especialmente entre os jovens, o Renascer pretende trazer uma mensagem de esperança na construção de uma Cidade da Paz.

Além disso, apresenta uma nova esperança para as famílias de nossa sociedade, proporcionando o “Renascer Kids”, espaço para que as crianças sejam efetivamente evangelizadas, permitindo-as crescer na intimidade com Deus.

Ainda no evento, o Centro de Hematologia e Hemoterapia do Ceará (Hemoce) está presente fazendo a coleta de bolsa de sangue e efetivando o cadastro de possíveis doadores de medula óssea. Em 2018, foram coletadas 297 bolsas, superando 2016 que arrecadou 281 e 2017 com 223 unidades. Cada bolsa de sangue pode salvar até três vidas.

Além de acontecer na capital do Ceará, onde mais de 30.000 (trinta mil) pessoas participaram das atividades nos três dias de realização em 2018, o Renascer acontece em mais 25 (vinte e cinco) locais do Estado, como em Barreira, Maracanaú, Pecém, Chorozinho, Horizonte, Pacajus, Quixadá, Pindoretama, Canindé, Sobral, Coreaú, Forquilha, Crateús e Juazeiro do Norte. Dessa forma, o evento transforma o feriado de milhares de pessoas, razão pela qual apresentamos o presente projeto, contando desde já com a aprovação de nossos pares.

CARLOS MATOS

DEPUTADO