PROJETO DE LEI N.º 171/18

 

 

DENOMINA DEPUTADO JOAQUIM NORONHA MOTA, O TRECHO DA CE-351, QUE LIGA O MUNICÍPIO DE PARAMBU AO MUNICÍPIO DE QUITERIANÓPOLIS.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominado de Deputado Joaquim Noronha Mota, o trecho da CE-351, que liga o município de Parambu ao município de Quiterianópolis.

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

 

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

 

Joaquim Noronha Mota nasceu no dia 02 de março de 1947, no município de Parambu/Ceará. Empresário de sucesso, tendo suas atividades empresariais concentradas no Nordeste do Brasil, principalmente nos Estados do Ceará, Piauí, Maranhão e Pará. Atuou em diversos segmentos, principalmente no ramo de concessionárias de automóveis, onde representou diversas multinacionais, como Ford, Fiat, Honda, Volkswagen, Iveco, dentre outras. Com a consolidação da carreira de empresário, este contribuiu para a geração de emprego e renda no Nordeste, especialmente no Ceará, não se eximindo em oferecer sua contribuição às pessoas e zelar pela coisa pública.

 

Na década de 80, Joaquim Noronha Mota iniciou suas atividades políticas no Ceará, como líder e homem de influência política, principalmente na região dos Inhamuns, onde fincou suas raízes.

 

Após algum tempo, consolidou-se na vida pública, quando eleito Deputado Estadual, na eleição de 1994, para exercer o mandato de 1995 a 1999. Como Deputado Estadual, foi um árduo defensor dos direitos das pessoas mais carentes, dos mais necessitados, dos mais simples, sempre contribuindo para as causas sociais dos agricultores e sertanejos do Estado. Sua carreira política e empresarial foi interrompida por um trágico acidente de automóvel no ano de 1998, quando se encontrava em pleno exercício de seu mandato parlamentar. Depois de anos na luta pela reabilitação desse grave acidente sofrido, o Deputado Joaquim Noronha Mota faleceu em 22 de abril de 2014.

 

Na trajetória de vida, foi reconhecido por ser um homem trabalhador, honesto, inteligente, lutando bastante pelo desenvolvimento do Estado do Ceará e do povo cearense. Filho natural do município de Parambu, o trabalho desenvolvido rendeu-lhe o reconhecido e carinhoso apelido de “Joaquim Trabalho”, como era chamado em sua cidade.

 

Diante das razões expostas, denominar de Deputado Joaquim Noronha Mota o trecho da CE-351, que liga o município de Parambu ao município de Quiterianópolis; é preservar, na memória da região, a história de um notável homem público, sendo um gesto de reconhecimento por todo o trabalho realizado em prol do Ceará.

 

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, 20 de junho de 2018.

 

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO