PROJETO DE LEI N.º 168/18

 

DENOMINA DE RAIMUNDO MARTINS PAIVA, A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE URUBURETAMA/CE.  “

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º. Fica denominada de Raimundo Martins Paiva, a Areninha a ser construída no município de Uruburetama/CE.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Raimundo Martins Paiva, nascido em 03 de abril de 1921, na cidade de Pereiro, Estado do Ceará, é filho de José Martins Alves e Francisca Paiva Alves. Raimundo Paiva casou-se com Maria de Lourdes Paiva, e, desta união, nasceram seis filhos: Gabriel, Francisco Martins, Antônio Paiva, Raimundo Nonato, Carlos Alberto e o atual Prefeito de Uruburetama/CE - Dr. Hilson Paiva.

Sua trajetória de vida foi marcada pela realização de diversas atividades, tendo se destacado como um homem trabalhador e pai de família exemplar. Desde criança era um sonhador, ajudando o pai, José Martins, na roça até o final da sua adolescência; ocasião em que veio para Fortaleza/CE, a fim de buscar a realização de seus desejos e sonhos, deparando-se com as primeiras dificuldades e superando-as com os ensinamentos da própria vida.

Raimundo Paiva residiu, por muitos anos, em Uruburetama/CE, sendo bastante lembrado pelos munícipes, que reconhecem a sua contribuição para o local. Por volta do ano de 1961, destacou-se como comerciante nessa cidade, contribuindo para o progresso econômico desta. Atuou também como uma liderança envolvida em diversas causas sociais, que favoreceram o desenvolvimento municipal e o bem-estar da população.

A caminhada profissional de Raimundo Paiva como comerciante continuou, na atividade de armazém realizada em Fortaleza/CE, especificamente na Rua Governador Sampaio até 1971. Em fevereiro deste ano, partiu em direção ao Estado do Amazonas, mais precisamente para a cidade de Manaus, ocasião em que abriu uma usina de beneficiamento de sal. Em 1974, reiniciou as atividades de comerciante na categoria de estivas e cereais, vendendo em atacado para a região do Amazonas e fronteiras com Colômbia, Peru e Bolívia. Nesse meio tempo, ocupou a direção de um dos departamentos da CDL de Manaus até 1993. Raimundo Paiva retornou ao Ceará no ano de 1993.

Diante das razões expostas, denominar a areninha, a ser construída no município de Uruburetama/CE, de Raimundo Martins Paiva, cidadão que contribuiu para o progresso social e econômico desse município; é preservar, na memória, a história de um notável homem cearense.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Ceará, em 19 de junho de 2018.

LEONARDO ARAÚJO

DEPUTADO