PROJETO DE LEI N.º 166/18
“ FICA INCLUÍDO NO CALENDÁRIO OFICIAL DE EVENTOS DO ESTADO DO CEARÁ, OS FESTEJOS DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS, PADROEIRA DO MUNICÍPIO DE NOVA RUSSAS/CE. ”
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. – Fica incluído no Calendário Oficial de Eventos do Estado do Ceará, os Festejos de Nossa Senhora das Graças, Padroeira do Município de Nova Russas.
Art. 2º. – A data comemorativa de que trata o Art. 1º deverá acontecer, anualmente, no período entre 05 a 15 do mês de agosto.
Art. 3º. – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 4º. – Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 18 de junho de 2018.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO ESTADUAL
JUSTIFICATIVA
Em 1876 o casal Manuel de Oliveira Peixoto e Dona Manuela Rodrigues de Oliveira doaram ao patrimônio da Capela de Nossa Senhora das Graças a Fazenda Cortume. A Capela foi construída pelo padre de Tamboril, Joaquim Ferreira de Castro, filho da Vila São Bernardo, das Russas. O povoado em torno da capela foi chamado de "Nova Russas".
A primeira referência a "Nova Russas" se registra a 12 de outubro de 1876, nos livros de batismo da Paróquia de Tamboril. A origem da construção da Igreja de Nossas Senhora das Graças originou-se a partir da construção da primeira capela, no ano de 1894, substituindo um antigo "NICHO" de taipa que ficava onde hoje é a praça da Matriz.
Em 15 de agosto de 1937, Dom José Tupinambá da Frota, em nome da Igreja diocesana de Sobral, diocese a qual estava vinculada a então Freguesia de Nossa Senhora das Graças de Nova Russas, elevasse essa porção do seu rebanho à dignidade de Paróquia de Nossa Senhora das Graças, desmembrando-a das paróquias de Nossa Senhora da Conceição, de Ipueiras e de Santo Anastácio, de Tamboril. Em 1964, esta nossa paróquia passou a integrar o território da diocese de Crateús, diocese a qual estamos vinculados desde então.
Anualmente, no período de 05 a 15 de agosto, é celebrado os festejos da Padroeira do Município, Nossa Senhora das Graças, a data de encerramento da festa marca ainda, o Dia da Assunção de Nossa Senhora, esta data cristã celebra a assunção da Virgem Maria, mãe de Jesus Cristo, aos céus.
Os festejos religiosos de Nossa Senhora das Graças, além da festa religiosa, também se transformou em um período cultural, em que os filhos da terra, das mais diversas regiões do País, aproveitam para visitar a terra nesse período, além dos eventos festivos, apresentações artísticas, lançamentos de livros, exposições, feiras artesanais, além de outras manifestações artísticas e culturais que são apresentas nas " Festas de Agosto" de Nova Russas.
Assim, conto com meus pares para a aprovação da presente propositura.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO ESTADUAL