PROJETO DE LEI N.º 151/18
“ DENOMINA SOCORRO GOMES, A ESCOLA DE ENSINO MÉDIO, A SER CONSTRUÍDA NA SEDE DO MUNICÍPIO DE QUIXELÔ-CE. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominada de “Socorro Gomes” a Escola de Ensino Médio a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará na sede do Município de Quixelô-CE.
Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, 12 de junho de 2018.
Fortaleza, 12 de junho de 2018.
MIRIAN SOBREIRA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
Por ser justa, honrosa e merecedora de enaltecimento público e formal, apresento perante Vossas Senhorias a presente proposição que homenageia a ilustre cidadã do Município de Quixelô, a Sra. Maria Gomes de Araújo, conhecida como Socorro Gomes falecida em vinte de fevereiro de 2011. A justa homenagem póstuma denomina “Socorro Gomes” a primeira Escola de Ensino Médio a ser construída na sede do Município de Quixelô-CE.
Natural de Quixelô, Socorro Gomes destacou-se como professora e militante política, participando de movimentos populares e atuando em grupos de jovens como coordenadora da Juventude Unida da Vila Antonico, que deu origem a primeira Associação Comunitária de Quixelô. A escola de Ensino Médio sempre foi um grande sonho da professora. Destacou-se, ainda, como sócia fundadora da Cooperativa Agrícola dos Pequenos Agricultores de Quixelô de forma que, com seu trabalho e empenho no exercício do cargo, beneficiou inúmeros agricultores da região. A homenageada dedicou sua vida a servir à sociedade, empenhando-se no auxílio à população, principalmente a mais carente.
Na área educacional, se destacou como profissional atuante, participativa e compromissada com a cidadania, exerceu cargo de Coordenadora Pedagógica na EEFM Profº Luis de Gonzaga Fonseca Mota e, sobretudo, honrou com seu papel de educadora na disseminação de ideais sociais.
Socorro Gomes desempenhou importante papel político na região: sua bravura e força foram destaques na luta por direitos humanos e pela construção de uma sociedade mais justa e fraterna.
Diante dos relevantes serviços prestados pela homenageada ao povo Cearense, principalmente à sociedade do município de Quixelô, a Sra. Maria Gomes de Araújo é merecedora da honra póstuma nesta proposição a ela conferida.
MIRIAN SOBREIRA
DEPUTADA