PROJETO DE LEI N.º 131/18

 

DENOMINA ANTÔNIO MARÇAL PINTO DE CASTRO O TRECHO DA CE-253, QUE LIGA O MUNICÍPIO DE REDENÇÃO AO MUNICÍPIO DE PACOTI.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ

D E C R E T A:

 

Art. 1º Denomina Antônio Marçal Pinto de Castro, o trecho da CE-253, que liga o Município de Redenção ao Município Pacoti no Estado do Ceará.

Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.

PAÇO DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 25 de maio de 2018.

 

 

JULINHO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

O presente Projeto de Lei objetiva prestar homenagem ao Senhor Antônio Marçal Pinto de Castro, filho mais velho de Dimas de Castro e Silva e de Maria Zilmar Pinto de Castro. Antonio Marçal Pinto de Castro nasceu no dia 22 de setembro de 1941 em Aurora-CE.

Aos nove anos mudou-se com sua família para Fortaleza, onde na sua adolescência trabalhou vendendo pastel e caldo de cana no estabelecimento de seu pai.

Em 1967 formou-se em ciências econômicas pela Universidade do Estado do Ceará (UFC). Apaixonado por marketing e turismo, Antônio Marçal foi professor da universidade de Fortaleza (UNIFOR) por quase 30 anos lecionados no Curso de Administração de Empresas e Turismo, exercendo a função de Coordenador.  

Executivo do grupo J. Macedo na década de 70, Antonio Marçal foi convidado pelo Governador Gonzaga Mota para assumir o cargo de superintendente da Emcetur e logo após foi Chefe de Gabinete do Governador. Sempre procurando ousar nos incentivos ao turismo, era apaixonado pelo turismo e defendia a importância de se ter um turismo mais empresarial. Foi idealizador de diversas feiras e convenções, sendo a Tecn Hotel Nordeste (segunda maior feira de hotelaria do Brasil).  

Foi presidente da Associação Brasileira das Empresas Organizadoras de Eventos (ABEOC) e da Associação Brasileira de Marketing (ABM). Foi Homenageado com o “Troféu Velas Do Mucuripe” em reconhecimento aos serviços prestados ao turismo cearense.

Casado, pai de três filhos e avô de cinco netos faleceu no dia 31 de dezembro de 2017, na cidade do Fortaleza com 76 anos.

Pelos motivos exposto, nada mais justo denominar de Antônio Marçal Pinto de Castro, o Trecho da CE-253 que liga o Município de Redenção ao Município de Pacoti, com o nome deste homem que trabalhou para o desenvolvimento do turismo no Estado do Ceará.

JULINHO

DEPUTADO