PROJETO DE LEI N.º 126/18
“ DENOMINA “AGENOR GOMES DE ARAÚJO”, O CENTRO DE CONVENÇÕES DO MUNICÍPIO DE IGUATU. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ RESOLVE:
Art. 1º - Fica denominada “Agenor Gomes de Araújo” o Centro de Convenções do Município de Iguatu.
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
AGENOR NETO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA:
Dr. Agenor Gomes de Araújo, médico humanista, político e visionário de seu
tempo. Nasceu no dia 4 de outubro de 1913. Era filho do casal Pedro Gomes de
Araújo e Bernadete Generosa de Araújo. Formou-se em medicina na Faculdade de
Medicina de Recife, em 1937, concluindo, no mesmo ano, o curso de oficial da
Reserva do Exército Brasileiro.
Casou-se com Zuleica Mendonça de Araújo, de cujo matrimônio nasceu quatro filhas. De renomado saber e caráter exemplar, Dr. Agenor Gomes de Araújo nunca fez mercantilismo na sua carreira de medicina, dispensando bom e igual atendimento a ricos e pobres, sem distinção, nunca levando em consideração a condição financeira ou social de seus pacientes.
Prefeito de Iguatu no período de 1951/1955 se destacou como um dos maiores administradores do Município em todos os tempos, tendo prestado relevantes trabalhos, com a construção de obras, tanto na área urbana, como na área rural do município, não esquecendo os investimentos na educação, cultura e desporto, além do extremo zelo pelo paisagismo urbano. Em 1953, como gestor municipal, realizou as comemorações do Centenário de Iguatu com uma grande festa, onde participaram mais de 700 convidados.
Foi fundador e primeiro diretor do Colégio Adahil Barreto e do atual Hospital e Maternidade Agenor Araújo, que até hoje presta relevantes serviços de saúde à comunidade iguatuense. Realizou a festa do 1º centenário do município de Iguatu, considerando um dos fatos mais importantes da história do município no século XX. Cidadão participante ativo na sociedade de Iguatu, contribuiu para a fundação do Clube Recreativo Iguatuense(CRI) e foi um dos fundadores do Rotary Club de Iguatu, sendo seu primeiro presidente em 1955/1956.
Acometido de um grave câncer no pulmão, faleceu em 20 de dezembro de 1958, deixando para o seu povo um exemplo de virtudes morais, de dignidade e honestidade.
AGENOR NETO
DEPUTADO