PROJETO DE LEI N.º 122/18

 

DENOMINA DE “JOÃO SILVEIRA MUNIZ” A PRAÇA DE EVENTOS LOCALIZADA NO DISTRITO DE PREÁ, MUNICÍPIO DE CRUZ.

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica denominado de “JOÃO SILVEIRA MUNIZ” a Praça de Eventos que fica localizada na Avenida Francisco Xavier Chaves do Distrito de Preá, Município de Cruz.

Parágrafo Único: A referida praça receberá placa indicando o nome do homenageado.

Art. 2º - Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

MANOEL DUCA

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

Seu João Silveira Muniz, conhecido como “João Inês”, nasceu em Ilha Redonda a 20 de outubro de 1929. Filho de Francisco Muniz de Araújo e de Inês Silveira Araújo. Desde cedo João tinha habilidade para o comércio. Quando criança, ajudava o pai no trabalho da roça. Era uma criança ativa e bastante inteligente. Foi esse jeito não muito comum entre as crianças que ajudou a caminhar com firmeza pelas estradas da vida. De seus pais ele aprendeu a respeitar, a amar e a ajudar a quem lhe pedisse auxilio. Homem de muita fé , pois seus pais eram exemplo de religiosidade e neles, certamente ele se espelhou.

Em 1952, João começou a namorar Mirian e a 27 de fevereiro de 1954, casaram-se. Consolidada a união, o casal passou a morar em Cruz-CE. Juntos e com o mesmo ideal trabalharam e conseguiram construir sua própria casa em Aningas, onde passaram a residir após o nascimento da primeira filha. Dessa união nasceram 13 filhos.

Em 1961, João Inês e sua familia voltam a morar novamente em Cruz. Desta vez, vieram definitivamente. Em Cruz, João Inês começou a trabalhar no comércio e rapidamente o círculo de amigos aumentou e também seu prestígio.

Em 1967, ingressou na política, escolhido para sub-prefeito do distrito e em 1972 foi eleito vereador de Acaraú porque na época Cruz era distrito da referida cidade.

Seu convivio com os amigos era muito bom. Todos que com quem ele negociava, se davam bem. Com isso, a amizade com o povo de Cruz foi aumentando mais e mais.

Em 1999 o sr. João Inês, homem religioso e dedicado, construiu para a comunidade de sua terra — CRUZ — uma bonita Capela, a qual foi dedicada a São João. O nome da capelinha deu origem a mais um bairro da cidade que é o bairro onde está instalada a Capela.

Em 11 de julho de 2005 foi internado no hospital de Cruz devido a um nódulo no pulmão que já vinha se agravando desde 2003 e no dia 13 pela manhã, pediu para ir à sua casa. Depois de duas horas ele começou a se agitar e às pressas foi levado novamente ao hospital, onde foi colocado no balão de oxigênio, mas não resistiu e às 16h30m do dia 13 de julho de 2005 faleceu. Seu João se foi, mas continuará presente na pessoa de cada um dos filhos e dos inúmeros amigos que fez ao longo de sua vida no Município de Cruz e adjacências.

Diante das razões expostas, da importância do Seu João Silveira Muniz para o Município de Cruz e sua população e para manter viva a memória de um bom homem da região, se faz justo denominar a Praça de Eventos que fica localizada na Avenida Francisco Xavier Chaves do Distrito de Preá, Município de Cruz, assim pedimos o apoio dos nobres pares para a aprovação dessa proposição.

MANOEL DUCA

DEPUTADO