PROJETO DE LEI N.º 114/18

 

DENOMINA “FRANCISCA CÂNDIDO LOPES", A RODOVIA CE-153 NO MUNICÍPIO DE ORÓS ATÉ O DISTRITO DE SANTARÉM.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ RESOLVE:

Art. 1º - Fica denominada “Francisca Cândido Lopes” a Rodovia CE-153 no Município  de Orós ao Distrito de Santarém, área de aproximadamente 12km.

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

AGENOR NETO

DEPUTADO

 

                                                                       JUSTIFICATIVA:



A Ilustríssima Francisca Cândido Lopes, foi Presidente de Honra da Fundação Social Raimundo Fagner, hoje se tornou Presidente de Honra, nasceu no dia 03 de Janeiro de 1912 em Orós e faleceu no dia 20 de janeiro de 2006 em Fortaleza.
Filha de Raimundo Cândido Martins e Maria Clara da Conceição.
Casou-se com o Libanês José Fares, com quem teve quatro filhos dentre eles o cantor e compositor, Raimundo Fagner Cândido Lopes, juntamente com, Fares, Elisete e Marta.

A Fundação Raimundo Fagner, que foi presidida pela citada, foi criada em abril de 2000, e atende em média 370 crianças na faixa etária de 7 a 13 anos de idade, de ambos os sexos, matriculadas na rede pública de ensino, incluindo-se seus familiares, num processo de parceria.

As atividades desenvolvidas visam contribuir para a criação de condições e oportunidades para que crianças e adolescentes atendidos possam desenvolver plenamente o seu potencial como pessoas, cidadãos e futuros profissionais, tendo a arte como centralidade no processo educativo.

Dentre os projetos desenvolvidos, destacam-se o chamado “Aprendendo com arte”, onde a lógica é gerar um ambiente de oportunidades e de convivência artística e cultural, através das oficinas de arte. Oficinas de Música, com aulas de flauta, violão, canto coral e percussão, oficinas de Artes Cênicas como Teatro, dança e capoeira, oficinas de Artes Plásticas, ensinando e incentivando a pintura, desenho e artesanato, o acompanhamento Escolar referente à leitura e escrita, esporte para Jovens, desenvolvido na cidade de Orós, com atividades de futebol, vôlei e tênis, geração de emprego e renda, através do Projeto Estopa e Retalhos desenvolvidos pela própria Fundação desde 2004 e que acontece a partir de uma aliança entre as famílias das crianças e adolescentes atendidas pela entidade.

Todas estas ações resultam na formação cultural de crianças, jovens e adultos, fomentando uma convivência salutar e criativa com a música, esporte, comunicação e novas tecnologias, contribuindo para a formação de uma sociedade mais justa e menos excludente.

Visto isso, temos a Dona Francisca Candido Lopes como figura de grande importância e relevância para a vida não só de inúmeras crianças, mas também para grande parte da população cearense, mostrando-se merecedora do título objeto desta lei.

AGENOR NETO

DEPUTADO