PROJETO DE LEI N.º 10/2018

 

DENOMINA DE SALOMÃO MUSSOLINE PINHEIRO MAIA O TRECHO DA CE-371, QUE LIGA ARACATI A ITAIÇABA. “

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Denomina SALOMÃO MUSSOLINE PINHEIRO MAIA o trecho da CE-371, que liga Aracati a Itaiçaba.

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.

 

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, 07 de fevereiro de 2018.

 

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Filho de Francisco Demondas maia Brasil e Maria Carlota de Sousa Andrade. Nasceu em Russas/ CE, em 25 de setembro de 1927.

Foi casado com a aracatiense Alair Costa Lima Pinheiro Maia, Tiveram quatro filhos: Carlota de Fátima Costa Lima Pinheiro Maia, Salomão Filho, Pompeu Costa Lima Pinheiro Maia e Bismarck Costa Lima Pinheiro Maia que herdou o espírito político e público do pai, exerceu vários cargos públicos e hoje é prefeito do Aracati.

Salomão concluiu a formação básica no Liceu do Ceará. Iniciou seus estudos no Seminário da Prainha, em Fortaleza. Bacharel em Ciências Jurídicas e Sociais pela Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, Advogado/Jornalista. Fundou e dirigiu “O Jornal”, um dos periódicos mais importantes e revolucionários da imprensa cearense de 1959 a 1962. Nesse tempo exerceu sua vocação jornalística com determinação e destemor. Suas idéias aqueciam os debates políticos. Foi membro da Associação Cearense de Imprensa – ACI, e da Associação Brasileira de imprensa – ABI. Exerceu as funções de Procurador Autárquico do Instituto Nacional de Seguridade Social – INSS. O resultado de sua vivência nessa área resultou no livro “No Campo de Previdência Social”, obra de grande valor jurídico. Produziu o Dicionário de Verbos de Os Sertões de Euclides da Cunha – Sinônimos – Regências – Conjunções.

Tomou gosto pela causa pública e resolveu candidatar- se a uma cadeira na Assembléia Legislativa. Foi eleito Deputado Estadual, com expressiva votação, para a legislatura de 1959 a 1962. Exerceu com muita competência e dignidade o mandato que lhe proporcionou experiências marcantes na vida pública do Estado. Em Aracati foi proprietário de fazenda e exerceu as atividades produtivas de agricultura e pecuária, foi diretor da Rádio Sinal. Faleceu em 10 de setembro de 2017.

 

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, 07 de fevereiro de 2018. 

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO