PROJETO DE LEI N.º 107/18
“ DENOMINA ANTÔNIO GUALBERTO DE SALES O TRECHO DA RODOVIA CE 354, QUE LIGA A BR 222 AO DISTRITO DE SÃO JOAQUIM, NO MUNICÍPIO DE UMIRIM, CEARÁ. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º. Fica denominado de Antônio Gualberto de Sales trecho da Rodovia CE 354, que liga a BR 222 ao Distrito de São Joaquim, no Município de Umirim, Ceará.
Art. 2º. Esta lei entre em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º. Revogam-se as disposições em contrário.
Sala das Sessões, em Fortaleza, aos de de 2018.
DR. SARTO
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Antônio Gualberto de Sales, nascido em 1º de novembro de 1887, no Riacho da Cela, Distrito de Uruburetama, hoje Município de Umirim, filho de Carlos Gualbero de Sales e Rita de Castro Sales. Casou com Isaura Bastos Sales, teve 14 filhos, ficando viúvo em 25 de julho de 1942; casando-se, em 1944, com Maria Iracema Uchoa Sales, de onde nasceram 12 filhos.
Começou a trabalhar aos 11 anos de idade, como agricultor, pecuarista e comerciante. Aos 18 anos já comercializava os produtos da região até em Fortaleza; e trazia produtos que não existiam em sua região. Com isso, fazia o comércio girar e também executava o que mais gostava: ajudar àqueles mais carentes, distribuindo uma parte dos produtos que trazia.
Implantou a indústria algodoeira, dando oportunidade de empregos a muitos Umirienses de sua época. Homem de grande influência no município, sob os aspectos político e social. Por duas legislaturas, foi Vereador e Presidente da Câmara dos Vereadores de Uruburetama/CE, além de ter ocupado o posto de Juiz de Paz.
Seguindo seus passos, seus filhos Juvêncio Bastos Sales foi Prefeito de Uruburetama/CE e Francisco Carlos Uchoa Sales o primeiro Prefeito de Umirim/CE. Outro de seus filhos, Roberto Ivens Uchoa Sales, ocupou o cargo de Prefeito de Miraima/CE, sendo avô do atual prefeito de Umirim/CE, Felipe Carlos Uchoa Sales Ribeiro.
Homem muito correto, honesto e que sempre ensinou como os filhos deveriam ser. Uma frase muito usada por ele era “peso e medida era sagrado”. Sempre foi um batalhador, que lutou pelas causas sociais do município de Umirim e de toda região. Com isso ganhou o respeito e admiração do povo mais carente.
Faleceu em 17 de fevereiro de 1970, em Fortaleza. Sendo transladado e enterrado no túmulo da família Sales na cidade de Umirim/CE.
Forte nesses fundamentos, solicito apoio de meus pares para a aprovação desta distinção.
Sala das Sessões, em Fortaleza, aos de de 2018.
DR. SARTO
DEPUTADO