PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 3/17
“ INSTITUI A MEDALHA DO MÉRITO CULTURAL MUSICAL BELCHIOR E DÁ OUTRAS PROVIDÊNCIAS. “
A Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará, no uso de suas atribuições, promulga a seguinte Resolução:
Art. 1º- Fica instituída a Medalha do Mérito Cultural Musical BELCHIOR, destinada a homenagear três pessoas com o reconhecimento público por sua atuação nas atividades artísticas e culturais musicais no Estado do Ceará, astros e novos talentos, incentivando e valorizando os artistas que representam o Estado.
§ 1º – A Medalha será acompanhada de diploma correspondente à honraria.
§ 2º - A Medalha BELCHIOR será entregue anualmente, em Sessão Solene pública promovida pela Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
Art. 2º - A concessão da Medalha será feita por deliberação da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa, mediante a indicação de 1/3 dos parlamentares deste Poder.
Art. 3º – A outorga da primeira medalha instituída no artigo 1º desta lei será feita, post mort ao cantor e compositor Antônio Carlos Gomes Belchior Fontenelle Fernandes, que será entregue aos seus familiares, em sessão solene a ser designada pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa do Estado do Ceará.
Art. 4º - Esta Resolução entrará em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, em Fortaleza, 04 de maio de 2017.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Ao apresentarmos o presente projeto instituindo a Medalha do Mérito Cultural
Musical BELCHIOR, objetivamos agraciar personalidades que, no desenvolvimento
de atividades artísticas e culturais musicais, tenham revelado criatividade,
seriedade e comprometimento com a preservação dos valores culturais do nosso
Estado, a exemplo do brilhante cantor e compositor Antônio Carlos Gomes
Belchior Fontenelle Fernandes, conhecido simplesmente como Belchior, cujo nome
se pretende eternizar.
A propositura pretende homenagear ainda este grande artista cearense, nascido em Sobral, em 26 de outubro de 1946, foi um dos primeiros cantores de MPB do nordeste brasileiro a fazer sucesso nacional, em meados da década de 1970.
Durante sua infância, no Ceará, foi cantador de feira e poeta repentista. Estudou música coral e piano com Acácio Halley. Seu pai tocava flauta e saxofone e sua mãe cantava em coro de igreja. Tinha tios poetas e boêmios. Ainda criança, recebeu influência dos cantores do rádio Ângela Maria, Cauby Peixoto e Nora Ney. Foi programador de rádio em Sobral. Em 1962, mudou-se para Fortaleza, onde estudou Filosofia e Humanidades. Começou a estudar Medicina, mas abandonou o curso no quarto ano, em 1971, para dedicar-se à carreira artística. Ligou-se a um grupo de jovens compositores e músicos, como Fagner, Ednardo, Rodger Rogério, Teti, Cirino entre outros, conhecidos como o Pessoal do Ceará.
Seu álbum Alucinação, de 1976, é considerado por vários críticos musicais como o mais revolucionário da história da MPB e um dos mais importantes de todos os tempos para a música brasileira.
Belchior ganhou o primeiro lugar no IV Festival Universitário de 1971 com a música "Hora do almoço", interpretada por Jorge Melo e Jorge Teles. Entre os seus maiores sucessos estão Apenas um Rapaz Latino-Americano, Como Nossos Pais, Mucuripe e Divina comédia humana. Outras composições de Belchior de grande sucesso foram "Paralelas" (gravada por Vanusa) e "Galos, noites e quintais" (regravada por Jair Rodrigues).
Belchior faleceu em 30 de abril de 2017, aos 70 anos, na cidade de Santa Cruz do Sul-RS, tendo o Governo do Ceará emitido uma nota de pesar e decretado luto oficial de três dias, providenciando o traslado do corpo, de modo a garantir o desejo do cantor de ser enterrado no Estado do Ceará, sendo velado em Sobral, sua cidade Natal, e sepultado em Fortaleza.
Procuramos, desta forma, ressaltar a memória de um importante artista cearense, reconhecendo-o como a grande referência cultural e musical do Estado do Ceará.
Pelas razões expostas, submetemos à apreciação dos nobres colegas a presente iniciativa, para que esta Medalha seja um dos símbolos de sua imortalidade.
JEOVÁ MOTA
DEPUTADO