PROJETO DE LEI N.º 73/17
“ DENOMINA ANTÔNIO VIANA FILHO, A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1° - Fica denominada de “ANTÔNIO VIANA FILHO” a ARENINHA a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará no município de Quixeramobim .
Art. 2° - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário
TOMAZ HOLANDA
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Antônio Viana Filho demonstrou em vida, com atuação e dedicação às inumeras atividades que visam o bem da comunidade do municipio de Quixeramim que merece um justo reconhecimento público estadual. Já recebeu o título de cidadão quixeramobinense em 2006, por reconhecimento a todos os serviços prestados ao Município, principalmente no meio esportivo. Foi criador e idealizador de grandes competições que até hoje movimentam a cidade e o interior de Quixeramobim, somados os torneios e campeonatos, alcançou a incrível marca de 1.000 competições, dentre estes feitos, destacam-se os seguintes: 2ª Divisão do Campeonato Municipal de Futebol de campo, Copa Cristal, Copa do Trabalhador, Circuito Futsal e Campeonato Evangélico de Futsal. Este último serviu como base para o campeonato nacional de futsal evangélico, sendo reconhecido pela Secretaria de Esportes do Estado do Ceará como um grande incentivador do esporte amador do nosso Estado.
Antônio Viana Filho nasceu na cidade de Quixadá – Ce, na Localidade de Taperuçu (Fazenda Não Me Deixe) no dia 25 de Outubro de 1949. Filho de Antônio Viana e Ruth Carlos Viana. Tendo seu pai casado novamente, teve como madrasta Nabirra Nógimo a quem sempre considerou como uma mãe. Viana Filho foi casado com Marta Maria Rodrigues Viana, teve como filhos: Marvian, Viviane, David, Tassiane e Ives Viana.
Viana Filho sempre foi um grande entusiasta pelo esporte, chegando a jogar pelas equipes do Maracanaú Futebol Clube e Quixadá Futebol Clube, após uma séria contusão, teve que abandonar o sonho de ser jogador profissional.
Chegou à cidade de Quixeramobim no ano de 1966, acompanhando seu pai que veio a substituir um funcionário da REFFSA na Vila de Uruquê. Viana foi o telegrafista mais novo da Rede Ferroviária Federal, iniciando suas atividades aos 16 anos de idade. Seu primeiro emprego em Quixeramobim, foi na repetidora de televisão que funcionava na localidade de Cachoeira.
Trabalhou também como auxiliar de contabilidade, metalúrgico e fiscal de obras da Prefeitura Municipal de Quixeramobim. Deu início a sua vida no rádio em 1969, ocupando a função de sonoplasta da Rádio Difusora Cristal, foi também o primeiro sonoplasta e controlista da Rádio Campo Maior.
No mundo da radiofonia além da Rádio Cristal e Campo Maior, trabalhou também nas rádios: Cachoeira, Monólitos, Rádio Liberdade, Dragão do Mar, Rádio Verdes Mares e Antena Centro FM.
No meio esportivo, teve duas grandes paixões, a primeira o Glorioso Tubarão da Barra ou Ferrão como gostava de chamar o seu time do coração, a segunda Quixeramobim Esporte Clube, sempre vibrava com as conquistas das equipes que representavam o Município de Quixeramobim.
Viana ficou marcado pelo amor e dedicação que tinha para com o esporte de modo geral, sendo inclusive um dos padrinhos e incentivadores da prática do Bicicross em nosso Município, idealizou também a maratona do TG 10.020, que contava com a participação de vários atletas não somente de Quixeramobim, mas de boa parte do Sertão Central cearense.
Escreveu o livro As Lambanças do Nosso Futebol, que conta várias resenhas do futebol amador de Quixeramobim, não conseguiu fazer o lançamento do livro em vida. Criador do Programa Conexão Esportiva, na Rádio Difusora Cristal, que estava no ar sempre de segunda a sexta, no horário de 11:30 à 12:00 horas.
Além do amor pelo esporte, ficou marcado pela simplicidade e humildade que sempre demonstrava, tratando sempre todos iguais, sem distinção de raça, cor e classe social. Fez do sertão, a sua segunda casa, onde fazia questão de sempre estar. Fez da rádio a sua paixão, onde sempre gostava de participar. Fez do esporte, o seu plano de vida, ao qual sempre gostou de trabalhar. Fez da vida, uma festa, onde sempre gostou de brincar.
TOMAZ HOLANDA
DEPUTADO