PROJETO DE LEI N.º 348/17
“ FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE ABELARDO GURGEL COSTA LIMA, A RODOVIA CE-263 QUE LIGA O MUNICÍPIO DE ARACATI AO MUNICÍPIO DE JAGUARUANA/CE. “
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º – Fica denominada oficialmente de ABELARDO GURGEL COSTA LIMA A RODOVIA CE-263, que liga o município de Aracati ao município de Jaguaruana/CE.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor da data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO
JUISTIFICATIVA
ABELARDO GURGEL COSTA LIMA nasceu em Aracati, na atual rua Cel. Alexanzito, em casa que ainda hoje pertence a sua família no dia 12 de maio de 1917.
Suas primeiras lembranças, que deixaram fortes recordações quando criança, foram as enchentes de 1922 e muito especificamente da cheia de 1924, onde esteve refugiado das águas do rio Jaguaribe no sítio Cantinho, propriedade de seu avó materno João Adolfo Gurgel do Amaral.
Por causa da cheia de 1924, teve que interromper seus estudos no Externato Santa Clotilde da venerável professora Dona Chiquinha Clotilde. Era seu primeiro mês de escola e também sua primeira professora. Em suas lembranças de infância, Abelardo Costa Lima recordava da farda que garbosamente vestia quando frequentava a escola de Chiquinha Clotilde. O garro branco complementava a blusa branca e a calça branca tudo com branco com uns enfeites para destacar.
Conclui o curso primário e o ginasial no Colégio Cearense para onde se transferiu ainda na década dos anos 1920. Mesmo residindo em Fortaleza, nunca se esqueceu do seu Aracati. Todas as férias vinha para seu torrão natal.
No período que fazia o curso de Bacharel da Faculdade de Direito, fundou juntamente com vários amigos do Aracati, o Centro Estudantil Aracatiense, que reunia a nata da intelectualidade estudantil de Aracati numa organização composta por mais de 30 participantes.
Depois de ter ocupado por vários período os mais diversos cargos públicos, como prefeito, deputado estadual, presidente da assembléia, secretário de estado, retirava-se do campo das disputas políticas.
Abelardo Costa Lima foi um político pragmático, que não fugia aos embates nem dispensava as mais contundentes críticas. Implacável com seus adversários, ferrenho e combativo nos discursos, era também um homem sensível e emotivo. Ao ver uma banda de músicos passar executando nostálgicos dobrados, seus olhos se enchiam de lágrimas. Sua última manifestação de amor ao Aracati foi a de ser sepultado no seu torrão natal, terra pela qual dedicou toda sua vida e que tanto amou.
Justíssimo é, portanto, que esta Casa aprove este projeto de lei, dando nome de Abelardo Gurgel Costa Lima, a CE-263, que liga o município de Aracati ao município de Jaguaruana/CE.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO