PROJETO DE LEI N.º 318/17
“FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE ARGEMIRO TORRES FILHO, A SEDE DA PERÍCIA FORENSE DO MUNICÍPIO DE RUSSAS/CE.”
ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º – Fica denominada oficialmente de ARGEMIRO TORRES FILHO, a sede da Perícia Forense do Município de Russas /CE.
Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor da data de sua publicação.
Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
ARGEMIRO TORRES FILHO (Sr.Mirim) nasceu em 21/07/1926, na cidade de Russas, filho de Argemiro Torres Filho e Maria Matoso Ferreira, era o segundo filho do casal, dentre vinte e três irmãos vivos e falecidos, onde apenas nove irmãos conseguiram chegar a fase adulta e, face das precariedades da época, referente a saúde, recursos, educação. Fez o curso primário e ginasial no Colégio Diocesano Padre Anchieta, em Limoeiro do Norte, devido a alternância de morada de seus pais entre Russas e Limoeiro do Norte.
Terminando o estudo secundário, mudou-se para Fortaleza para cursar o científico, no Liceu do Ceará, onde concluiu em 1951, contando com a ajuda de seu tio, Deputado Manuel Matoso, que investia em seus sobrinhos, no tocante a educação, como o caminho para o desenvolvimento pessoal e melhora na qualidade de vida.
Concluído seus estudos, regressou para Russas em 1952, assumiu o Cartório Torres Filhos – 2º Ofício de Notas, como tabelião, tendo exercido esta função até 1991, quando se aposentou.
No Cartório, devido a sua inexperiência, contou com a ajuda de uma funcionária, Maria Núbia Ramalho, com a qual casou em 30 de 1953, tendo convivido sessenta e dois anos de matrimônio, e desta união tiveram sete filhos.
Vale ressaltar, que na época o exercício cartorial albergava também os serviços de serventia da justiça e do cartório eleitoral, que muito contribuíram para o seu conhecimento pessoal e aplicação da justiça.
Conhecido pelos amigos como uma pessoa alegre, espirituosa, com um humor acentuado, circulava em todas as áreas e atendia a todos a qualquer hora do dia e que devido a sua estatura o chamavam de “ Sr. Mirim”, e que passou a ser seu nome principal.
Sempre atento às mudanças que estavam ocorrendo em 2006, aos oitenta anos de idade, ingressou na faculdade de Ciências Contábeis, em Russas, não continuando em virtude de sua saúde. E que ao término do curso da turma, onde ele tinha ingressado, fizeram uma homenagem, convidando-o para ser Paraninfo da Turma.
Recebeu em reconhecimento pelos trabalhos prestados na cidade de Russas, a medalha Matoso Filho.
Concluída sua missão, em 25/09/2015 partiu para a eternidade, deixando um legado de que a vida em todas suas etapas deverá ser vivida com intensidade, retidão e justiça.
Justíssimo é, portanto, que esta Casa aprove este projeto de lei, dando nome de ARGEMIRO TORRES FILHO (Sr.MIRIM) à sede da Perícia Forense do Município de Russas/CE.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO