PROJETO DE LEI N.º 305/17

 

DENOMINA DE “LUIZ GUIMARÃES” O TRECHO DA RODOVIA CE 187, CONHECIDO COMO CONTORNO DE SÃO BENEDITO.

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Artigo 1º. – Fica denominado de “LUIZ GUIMARÃES” o trecho da rodovia CE 187, conhecido como contorno de São Benedito.

Artigo 2º. – Esta lei entre em vigor na data de sua publicação.

Artigo 3º. – Revogam-se as disposições em contrário.

 

Sala das sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará,

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA

 

 

JUSTIFICATIVA

 

       As atividades empresariais de Luiz Guimarães tiveram início em Sobral no ano de 1949 com negócios de representações comerciais de bebidas destiladas, estendendo seus contatos comerciais por toda região norte do estado. Sua competência e liderança que sempre exerceu na cidade de Sobral, fizeram o tornar referência nesse ramo de atividade.

        Devido sua credibilidade foi nomeado representante dos refrigerantes de marca Coca-Cola, ganhando cada vez mais destaque como maior firma de representações da região. Graças ao seu esforço, a Coca-Cola firmou nome em toda a região norte, ultrapassando todas as cotas de refrigerantes reservadas para a mesma.

         No ano de 1957, com a experiência adquirida como representante comercial, Luiz Guimarães resolveu expandir seus negócios e mudou- se para fortaleza, onde empreendeu nas atividades de torrefação e moagem de café, que na época ainda era uma atividade promissora. Assim, junto com sua esposa e filhos, iniciou nesse novo ramo, dando origem ao Café Guimarães, marca que dominou o mercado por quase 40 anos.

        Com a expansão das atividades de torrefação de café, Luiz Guimarães, economista, industrial e comerciante, resolve voltar as suas origens do campo, num empreendimento novo em terras da serra da Ibiapaba, na cidade da São Benedito.

         Surgiu assim, no ano de 1970 a segunda empresa do Grupo, que passou a plantar e beneficiar café em terras adequadas e com equipamentos de alta tecnologia, transformando rapidamente a Ibiapaba numa região produtora de café, utilizando o sistema de plantação com sombreamento natural da cobertura vegetal.

       Com seus filhos integrados aos negócios, as atividades foram crescendo sem limites, chegando a se construir num dos maiores Grupos Empresariais do Estado.

        Em 1976, faleceu Luiz Guimarães, deixando projetado o que seria seu maior empreendimento, a Agroindústria Luiz Guimarães S/A - AGROLUSA.

        Após o registro na junta comercial, a empresa recebeu amparo da Superintendência de Desenvolvimento do Nordeste – SUDENE, iniciando suas atividades em 1983. Sua missão como Agroindústria era de elaborar produtos de qualidade, preservando as características originais da matéria-prima, e utilizando a produção da região da Ibiapaba, agregando valor as culturas e incentivando o aumento da produtividade.

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA