PROJETO DE LEI Nº 267/2017

 

DENOMINA “FRANCISCO LIMA DE AGUIAR”, A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE NO MUNICÍPIO DE SÃO BENEDITO - CE.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ decreta:

 

Art. 1° - Denomina “Francisco Lima de Aguiar” a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante no Município de São Benedito – CE.

 

Art. 2º - Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em_______   de  ________ de 2017.

 

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA

 

 

JUSTIFICATIVA

 

Francisco Lima de Aguiar, conhecido como Chico Aguiar, nasceu em Tianguá, Estado do Ceará aos 27 de fevereiro de 1937, filho de Inácio Salustiano de Aguiar e de Máxima Nogueira Lima.

Desde criança procurou trabalhar na referida cidade, visando ajudar no sustento de sua família. Aos 15 anos veio para Fortaleza, com o objetivo de estudar e trabalhar, serviu o Exército Brasileiro no 23º Batalhão de Caçadores, concluindo no ano de 1956 o serviço militar naquela Região. Concluiu o 1º grau no Colégio Munipal Figueira Lima, bem como finalizou o 2º grau em 1963 na Escola Técnica de Comércio do Ceará, nesta cidade de Fortaleza. Cursou a Faculdade de Filosofia do Ceará, agregada a Universidade Federal do Ceará, obtendo a Licenciatura em Pedagogia aos 05 de abril de 1973. Iniciou seus trabalhos profissionais no Colégio Estadual Joaquim Nogueira nesta cidade, lecionando Sociologia e Psicologia no 2º grau daquela instituição, trabalhou no cargo de Supervisor na Escola de 1º Grau Moema Távora entre 1970 e 1975, foi convidado para coordenar a Escola Polivalente Antonio Bezerra, tendo optado pela transferência à cidade de São Benedito, onde em 1983 fundou a Escola de 2º grau João Batista Brandão (JBB). Chefiou a Escola de 1º grau Ministro Antônio Coelho, local que dirigiu por 13 anos e 6 meses, deixando o cargo de diretor e passando a exercer a função de Supervisor Escolar na mesma instituição. Especializou-se em Planejamento Educacional pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) no ano de 1998. Francisco Lima de Aguiar foi um homem que dedicou sua vida profissional à Educação, contribuindo para a formação de muitos jovens principalmente na cidade de São Benedito, onde desempenhou suas atividades com maestria, cidade em que fincou as bases de sua família, onde constituiu muitas amizades e comprometeu-se em proporcionar ensino de qualidade aos habitantes daquela cidade. Faleceu em 31 de março de 2007, porém tendo zelado e contribuído ao máximo para o desenvolvimento educacional da cidade de São Benedito.

AUGUSTA BRITO

DEPUTADA