PROJETO DE LEI N.º 244/17

 

DENOMINA FRANCISCO SIDNEY CAVALCANTE DE SOUSA, A ARENINHA A SER CONSTRUÍDA NO MUNICÍPIO DE QUIXADÁ.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1.º Fica denominado de “FRANCISCO SIDNEY CAVALCANTE DE SOUSA” a ARENINHA a ser construída pelo Governo do Estado do Ceará no município de Quixadá.

Art. 2.º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

Sala das Sessões, em 14 de setembro de 2017.

 

RACHEL MARQUES

DEPUTADA

 

JUSTIFICATIVA

 

Nascido em 21 de março de 1973, em Quixadá (CE), Francisco Sidney Cavalcante de Sousa era o primeiro filho do casal Francisco Francimar de Sousa, agricultor e Maria Irene Cavalcante de Sousa, professora.

Sidney foi criado na comunidade rural de Barreiras Brancas, município de Choró, onde cursou os anos iniciais do Ensino Fundamental. No Centro Educacional Dom Bosco, ainda em Choró, cursou os anos finais do Ensino Fundamental. Sem meios para prosseguir nos estudos no município de Choró , com 14 anos foi morar em Quixadá, onde iniciou o Ensino Médio, período, também em que trabalhava como vendedor.  Já em Fortaleza, onde concluiu o Ensino Médio, demonstrava interesse pela causa política, integrando os movimentos estudantis na Escola Estadual Bezerra de Meneses, onde estudava.

De volta a Choró em 1991 lecionou nos anos iniciais do Ensino Fundamental na Escola da comunidade onde residia.

Novamente, em Quixadá com 18 anos se apresentou para o alistamento militar, Ingressou, posteriormente, no curso de Letras, na UECE/FECLESC formando-se em 2002. Paralelamente à faculdade, prestou serviços à Prefeitura Municipal de Quixadá, desenvolvendo serviços sociais com crianças e adolescentes e serviços diversos na administração pública municipal deste mesmo município. Sidney, casou e teve dois filhos.

Já como presidente do Partido dos Trabalhadores – PT de Choró, foi candidato a vereador, teve uma votação bastante expressiva, o segundo mais votado naquele pleito.

Atuou como assessor parlamentar da deputada Raquel Marques.

Sidney ainda fez especialização em Gestão Pública e uma segunda graduação, desta vez em Administração.

Em 2013 foi eleito vice prefeito de Choró, onde também foi secretário de saúde. Durante esse tempo ministrou Formação em Saúde Mental para profissionais da saúde pelo Programa Caminhos do Cuidado em diversos municípios do Estado do Ceará.

Sidney faleceu em Choró, no dia 24 de novembro de 2015.

RACHEL MARQUES

DEPUTADA