PROJETO DE LEI N.º 206/17

 

 

DENOMINA PROFESSORA RAQUEL CASTRO E SILVA DE MIRANDA, O CENTRO DE EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – CEJA, NO MUNICÍPIO DE CAUCAIA-CE.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica denominada oficialmente de "Professora Raquel Castro e Silva de Miranda", o Centro de Educação de Jovens e Adultos - CEJA, localizada no município de Caucaia-CE

 

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação

 

Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário

 

 

 

EVANDRO LEITÃO

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

 

Raquel Castro e Silva de Miranda, filha dos cearenses Júlio de Castro e Silva e Maria Augusta de Castro e Silva, nasceu na cidade de Lábrea, no estado do Amazonas, no dia 29 de março de 1926, tendo como único irmão deste matrimônio o advogado e jornalista Themístocles de Castro e Silva. Mudou-se ainda criança para a cidade de Caucaia onde iniciou seus estudos.

 

Posteriormente estudou no Liceu do Ceará e no Colégio Lourenço Filho onde concluiu o Curso Normal, capacitando-se para lecionar a disciplina de português, aos 18 anos de idade. Participou de vários cursos de aperfeiçoamento, destacando-se sua aprovação no exame de suficiência para obtenção do registro de professor de ensino secundário no curso de Aperfeiçoamento ofertado pela Campanha de Aperfeiçoamento e Difusão do Ensino Secundário (CADES), na década de 60. Sua sólida carreira profissional teve início como professora primária no Grupo Escolar Branca Carneiro de Mendonça, em Caucaia, onde chegou a assumir o cargo de Vice-diretora e Diretora substituta.

 

Lecionou, já como professora concursada, no Colégio Estadual Professor Hermino Barroso (atualmente, Escola de Ensino Fundamental e Médio Hermino Barroso), que fazia parte de uma rede de anexos ao Liceu do Ceará e ao Colégio Justiniano de Serpa, localizado no bairro Padre Andrade, em Fortaleza.

 

Fez parte do corpo docente do Colégio Janusa Corrêa, em Caucaia, lecionando a disciplina de português e literatura, sua grande paixão. A professora Raquel Castro e Silva de Miranda sempre apresentou um desempenho excepcional na profissão que escolheu, chegando a lecionar em três expedientes (manhã, tarde e noite), não por necessidade financeira, mas pelo grande amor que devotava a sua profissão e aos seus alunos. Muitas vezes, quando dispunha de algum tempo, ministrava aulas particulares e gratuitas de reforço a alguns alunos que necessitavam melhorar seu desempenho escolar. Sempre grande incentivadora do estudo, hospedava em sua casa filhos de parentes e amigos, exigindo dos hóspedes somente o compromisso de estudar.

 

Sua grande paixão pelos livros fez que com que montasse uma biblioteca em sua residência, composta de várias enciclopédias e inúmeros exemplares de grandes nomes da literatura nacional e mundial que serviam de fonte de aprendizagem e pesquisa para os familiares e todos os que dela necessitassem. Pelas suas mãos de mestra e educadora passaram nomes de grandes profissionais que atuam nas áreas da saúde, advocacia e do ensino, dentre outras, e que enchem de orgulho a cidade de Caucaia. Casada com José Nunes de Miranda, fazendeiro e político em Caucaia, Dona Raquel, como era conhecida, teve oito filhos e conseguiu, de maneira extraordinária conciliar as atividades de mãe e professora. Dona Raquel foi um exemplo de pessoa de caráter e mãe de família, tendo dado uma enorme contribuição ao município de Caucaia, principalmente na área de educação, contribuindo na formação intelectual, moral e social de inúmeros jovens.

 

Faleceu no dia 29 de junho de 2008, aos 82 anos, deixando um grande legado educacional, merecendo, portanto, todo o reconhecimento e agradecimento, especialmente da população caucaiense. Após a seu falecimento toda a sua vasta biblioteca foi doada pela família e faz parte do acervo da Biblioteca Pública Municipal Prof. Martins de Aguiar, em Caucaia.

 

Dessa forma, nada mais justo do que homenageá-la pela sua contribuição no progresso do município, regatando e preservando a história dessa ilustre personagem.

 

EVANDRO LEITÃO

DEPUTADO