PROJETO DE LEI N.º 110/17

 

FICA DENOMINADA OFICIALMENTE COMO MARIA MÔSA DA SILVA, A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DA CIDADE DE OCARA/CE.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º - Fica denominada oficialmente de MARIA MÔSA DA SILVA, a Escola de Educação de Ensino Profissionalizante na Cidade de Ocara/CE.

Art. 2º - Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º - Revogam-se as disposições em contrário.

 

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATICA

 

MARIA MÔSA DA SILVA nasceu em Aracoiaba no dia 04 de janeiro de 1931. Iniciou sua carreira de magistério em 03 de março de 1973, no mesmo município. Passou toda a sua infância em uma localidade da referida cidade, onde estudou o Primeiro e o Segundo Graus, obtendo o título de formação para o Magistério.

Casou-se com um jovem ocarense e foi morar em Ocara, na Vila São Marcos, onde continuou seu trabalho como educadora, lecionando da alfabetização ao 3º ano em uma casa de farinha, já que na época não existia um prédio escolar.

Vale ressaltar que as dificuldades apresentadas na época não eram nenhum empecilho no desenvolvimento do seu trabalho, exerceu sua função com muita dedicação, ganhando o título de umas das melhores educadoras do município, se tornando ícone na cidade.

Exercia seu trabalho com maestria e sempre obteve excelentes resultados de aprendizagem com seus alunos, por isso a fama tão consistente de boa educadora percorre até os dias atuais.

Prestou serviço também à religião, através do qual exercia papel de catequista, executando seu trabalho embaixo de um pé de cajarana, atendendo a muitas crianças e jovens da comunidade.

Na verdade, Maria Môsa ajudava a todos que a procuravam independente das necessidades, de forma voluntária ou não, teve um papel fundamental na cidade e sempre esteve à disposição para atender a quem a procurasse.

Em 26 de março de 2001, faleceu com causa desconhecida na mesma localidade onde residia (Vila São Marcos – Ocara), deixando lembranças da importância de seu trabalho na educação.

Pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo à sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha esta proposta a ser transformada em realidade.  

JOSÉ ALBUQUERQUE

DEPUTADO