PROJETO DE LEI N.º 95/16
“ DENOMINA PROFESSORA ROSANGELA ALBUQUERQUE COUTO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE ITAREMA-CE. ”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica denominada oficialmente de PROFESSORA ROSANGELA ALBUQUERQUE COUTO, a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante, localizada no município de Itarema-CE
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO
Justificativa
Destacamos a educadora Rosangela Albuquerque de Couto, uma das pessoas que deu sua parcela de contribuição para o bom conceito educacional, cultura e social do município de Itarema - CE.Rosangela Albuquerque de Couto nasceu numa terça-feira, doa dia 06 de novembro do ano de 1973, no hospital Maternidade Dona Luzia Távora, em Fortaleza – CE. Filha do casal, senhor Benedito Dedier de Couto e da senhora Maria Helena de Albuquerque.
Rosangela é a primeira filha de uma prole de cinco irmãos que foram todos criados e educados com amor e carinho de seus pais. A jovem Rosângela criou-se forte e sadia e foi arquétipo de vida para as jovens de sua época. Passou sua infância e juventude no Sítio Caraúbas, próximo da sede de Itarema, sem forçar o espaço ou perseguir notoriedade, conceitou-se como professora e educadora entre seus contemporâneos, sobretudo junto à juventude, seara principal de sua atenção. Era uma pessoa decidida, disposta e perseverante, não admitia acomodação de seus alunos e das pessoas que a cercavam no trabalho ou na família.
Seus pais nunca descuidaram da perpetuação de sua memória. Foi matriculada no CEJAS – Centro Educacional José Aniceto Sales, na sede do Município de Itarema, onde iniciou e concluiu o Ensino Fundamental. Após sair do CEJAS, iniciou e concluiu o Ensino Médio no colégio Luzia Araújo Barros, também sediado em Itarema-CE.
Ao concluir o ensino médio, regressou a capital cearense, onde fez cursos preparatórios para enfrentar o temido vestibular, com o escopo de se tornar membro de uma Universidade Pública. Em julho do ano de 1998, formou-se em Pedagogia pela UECE. Ademias, não satisfeita, em 17 de julho do ano de 2003, apostiliou-se nas disciplinas de Língua Portuguesa e Língua Inglesa pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA. Sucede, todavia, que estava apta a lecionar as disciplinas supra nas séries finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ressalte-se que, no ano de 2000 cursou especialização em metodologia do Ensino Fundamental e Médio, pela UVA. Especializou-se, ainda, entre os anos de 2007 e 2008 em Gestão Escolar pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Entre os anos de 2009 a 2012, especializou-se em Gestão de Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora, Estado de Minas Gerais.
Rosangela Albuquerque foi servidora pública do município de Itarema, ocupante do cargo de pedagoga, empossada em agosto de 2002, exercendo suas funções na Secretaria Municipal de Educação, no núcleo de apoio aos professores. Demais a mais, ombreada na área de educação, no ano de 2003 participou do concurso público de provas e títulos para provimento do cargo de professor, Classe Pleno 1, magistério no Ensino Médio, do Governo do Estado do Ceará, aprovada em primeira classificação, na disciplina de Língua Portuguesa, no município de Itarema, crede 3. Restando aprovada no concurso mencionado, tomou posse em agosto do ano de 2004, quando passou a lecionar a disciplina de Língua Portuguesa na Escola Estadual Luzia Araújo Barros. Em momento posterior, participou de concurso para o Banco de Gestores das Escolas Estaduais. Obtendo classificação, foi nomeada Coordenadora Pedagógica no Liceu Professor Valdo Vasconcelos Rios, na sede do município de Itarema - CE. Ademais, tornando-se a primeira diretora da Escola de Ensino Médio Prefeito José Maria Monteiro, sediado no distrito de Almofala, em Itarema. Como diretora uma grande luminar de nossa cultura. Era uma pessoa admirável, íntegra e completamente digna. Professora no sentido mais nobre da palavra e era dona de uma alma imensa e generosa, com uma capacidade cativante.
Como diretora da Escola Prefeito José Maria Monteiro arregimentou título de Escola destaque no Ensino e formação dos educandos, vez que levou a instituição a proeminência nas provas do ESPAECE e do ENEM, que são avaliações externas realizadas pelos alunos. O êxito dos alunos destaque era reconhecido pela premiação com computadores portáteis. É importante frisar que no ano de 2013, a escola mencionada, por ocasião da prova ESPAECE, elevou-se a categoria em primeiro lugar de destaque na disciplina de Matemática dentre as escolas regulares de todo o Estado do Ceará. Na região abrangida pela CREDE 3, a escola sempre conseguiu bons resultados, chegando, inclusive a superar as escolas profissionalizantes. Todo o esforço era fruto de trabalho árduo e muita dedicação da direção com sua equipe de professores.
Concernente à disciplina de Língua Portuguesa, a escola comandada pela professora Rosangela destacava-se em todas as edições da prova ESPAECE. No Enem, a escola atingia os melhores índices de participação e desempenho acadêmico, fato este que proporcionou a entrada de muitos de seus alunos na Universidade. Quando Rosangela faleceu estava à frente da escola, não havia se afastado, pois não demonstrava maiores problemas de saúde que a impossibilitasse de exercer seu trabalho. Seu último dia de labor na escola foi na sexta-feira, dia 22 de agosto do ano de 2014, vindo a óbito na quarta-feira, dia 27 de agosto de 2014.
Como professora, diretora e amiga, deixou viva a impressão em seus alunos. Todos se lembram de algum detalhe, de um gesto, de uma palavra. Afável e educada, atendia com toda paciência a cada um e mesmo diante da pergunta ou da resposta ingênua e sem sentido, não desfazia do ato falho do discípulo, procurando aproveitar alguma coisa daquilo que fora dito. Jamais humilhava o aluno, confiava nele e o admirava. Jovem, simples e educada, estava cheia de planos e vida para o futuro, antes de partir para a eternidade, Deus lhe deu a oportunidade de conhecer dois países da América do Norte e algumas capitais brasileiras como: Rio de Janeiro, Recife, São Paulo e Belo Horizonte. Esteve a passeio na cidade de Miami-EUA por uma ocasião, na cidade de Boston-EUA por três ocasiões e uma única vez no Canadá.
Insta frisar que Rosangela era solteira e não deixou filhos. Porém, desejava veementemente adotar o sobrinho Pedro Lucas, mas não teve tempo de realizar seu tão sonhado intento. Amante afetuosa da literatura brasileira, adorava tomar banho de mar aos domingos na praia de Guajiru, Itarema-CE e recitar o poema Mar Português de Fernando Pessoa, seu preferido, embora gostasse de outros autores, tais como Raquel de Queiroz, Machado de Assis, Drummond, dentre outros. Ah, não podemos esquecer que Rosangela também tinha uma paixão por produzir peças de crochê.
Rosangela Albuquerque de Couto faleceu em Fortaleza – CE, por complicações causadas por medicações administradas para tratar hipertireoidismo. Veio a óbito no dia 27 de agosto de 2014, por volta das 16 horas de uma quarta-feira, deixando sua família, parentes e amigos em profunda tristeza. Seu corpo foi velado na sua residência em Itarema-CE e posteriormente, sepultado no dia 28 de agosto de 2014, por volta das 18:30 no cemitério de Itarema-CE. Rosangela deixou um vazio demedido, principalmente na vida dos que dela beberam os mais ricos ensinamentos e puderam desfrutar do seu cuidadoso amor. Que Rosangela seja realmente um exemplo a ser seguido por todos os professores, alunos, seus amigos e familiares e que seus ensinamentos sejam repassados entre as gerações futuras, posto que, ensinar, para ela, era algo divino. Ressalte-se por derradeiro que Rosangela era a pessoa de personalidade demasiadamente forte, enérgica e de amizades raras. Não gostava de pessoas acomodadas. Para ela todos tinham potencial para ser desenvolvido, bastava apenas boa vontade. Seus amigos mais íntimos a chamavam de Xanxa, forma carinhosa adotada por sua irmã, Raquel.
EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO