PROJETO DE LEI N.º 89/16
“ DENOMINA EDIFÍCIO PREFEITO PEDRO PEDROSA DE CASTRO CASTELO O PRÉDIO-SEDE DO DEPARTAMENTO ESTADUAL DE TRÂNSITO DO CEARÁ – DETRAN/CE NO MUNICÍPIO DE TAUÁ. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ decreta:
Art. 1º Fica denominado Edifício Prefeito Pedro Pedrosa de Castro Castelo, o prédio-sede do Departamento Estadual de Trânsito do Ceará, no Município de Tauá.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
ODILON AGUIAR
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Filho de José Fernandes Castelo e Ana Pedrosa Castelo, Pedro Pedrosa de Castro Castelo nasceu no dia 27 de outubro de 1932, na localidade de Olho D’água Novo, no município de Mombaça. Membro de uma família de 15 irmãos criou-se em Tauá, onde viveu sua infância, adolescência e juventude. Ainda muito jovem interessou-se pela política e no ano de 1958, com expressiva votação, elegeu-se vereador pela primeira vez. Por três vezes foi reconduzido à Câmara Municipal de Tauá, chegando a ocupar com raro brilhantismo a presidência daquela casa no biênio 1981/1982. Ocupou o cargo de Vice-Prefeito na gestão do saudoso médico Dr. Alberto Feitosa Lima, nos anos de 1971 e 1972. No ano de 1982, a sua inquestionável liderança política já notoriamente consolidada o encorajou a entrar na disputa pela Prefeitura Municipal em cuja eleição obteve vitória, elegendo-se pela primeira vez prefeito de Tauá. Nesta campanha vitoriosa teve como aliado o cognome de FUSCÃO PRETO. Na sua trajetória política teve ainda um segundo mandato como prefeito no ano de 1992 tendo como vice-prefeito o jovem Marco Aurélio Moreira de Aguiar, submeteu-se a uma candidatura a deputado estadual não obtendo êxito. Quando se elegeu Vice-Prefeito para o biênio 1971/1972, contribuiu para o sucesso das eleições da sua esposa Maria Luiza Uchoa Castelo e do seu irmão José Lins Castelo, ambos eleitos vereadores com expressiva votação. Nas ultimas eleições municipais, embora a sua saúde já não lhe permitisse um esforço maior, ainda assim conseguiu exercer considerável influência à eleição do seu genro Claudio Reges para a Câmara Municipal. Na política notabilizou-se pelo modo simples de atender e tratar as pessoas. A humildade e a simplicidade foram marcas da sua personalidade, traços que lhe renderam uma inconfundível popularidade. Soube muito bem conciliar a sua atividade política com as suas obrigações como agropecuarista, sendo neste mister reconhecido em toda região pela excelente qualidade dos animais que compunham seu rebanho e que lhe renderam diversos prêmios. Em razão da saúde foi aos poucos se afastando da vida publica que em vida foi a sua maior paixão. Foi ainda Supervisor do CIRETRAN de Tauá em 1976, havendo se desligado desta função em virtude de sua atuação na Política. Foi casado com Maria Luiza Uchoa Castelo com quem teve cinco filhos: Conceição, Ana Almerinda (Dilu), Raquel, Tyrone e Sandra. Fora do casamento teve dois filhos: Pedro Pedrosa e Castelina.
ODILON AGUIAR
DEPUTADO