PROJETO DE LEI N.º 244/16

 

DENOMINA DR. ANTÔNIO CORREIA SARAIVA O TRECHO DA RODOVIA CE-386, COMPREENDIDO ENTRE OS MUNICÍPIOS DE CRATO E ARAJARA.

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º. Denomina DR. ANTÔNIO CORREIA SARAIVA o trecho da rodovia CE-386, compreendido entre os municípios de Crato e Arajara, com início no entroncamento da CE-386 com a CE-292, e término no entroncamento da CE-386 com a CE-293.

Art. 2º. Esta lei entrará em vigor na data de sua publicação.

SALA DAS SESSÕES DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ.

 

ZÉAILTON BRASIL

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA

O presente Projeto de Lei visa prestar justa homenagem ao DR. ANTÔNIO CORREIA SARAIVA, primogênito da família do agricultor Vicente Batista Saraiva, e da dona de casa Otília Furtado Correia Saraiva, grande defensora dos princípios morais e éticos, sendo referência para ele e seus irmãos, José e João Correia Saraiva.

Formou-se em medicina pela Universidade Federal do Pernambuco, no ano de 1970. E deu início ao exercício da sua profissão no município paranaense de Terra Roxa, onde por lá permaneceu durante seis meses. Retornou ao seu estado à convite do saudoso Dr. Teles (que era uma espécie de articulador do governo do Estado na época), para exercer sua profissão no município Ibiapina, ao norte do estado, onde também foi eleito prefeito, em 1976. No ano seguinte os sonhos profissionais falaram mais alto e, exatamente 55 dias após a sua posse no cargo de prefeito, licenciou-se por dois anos, transmitiu o cargo para o seu vice e foi, finalmente, realizar sua especialização em alergologia, na antiga Berlim Ocidental – Alemanha, beneficiado por uma bolsa de estudos de intercambio.

Em 1979, após concluir sua especialização, voltou para o Brasil. Renunciou ao cargo de prefeito de Ibiapina e retornou à Barbalha para trabalhar no Hospital e Maternidade São Vicente de Paulo, como cirurgião geral (especialidade exercida antes de ir para a Alemanha). No mesmo ano abriu o seu consultório particular na rua do Vidéo (centro de Barbalha), onde pôde enfim exercer a sua especialidade de alergologista.

Enquanto seu nome e o seu grau de resolutividade se propagavam, o Dr. Antônio deu início aos planos para a construção de um hospital. O que não demorou muito. E finalmente no dia 27 de dezembro de 1981, o Hospital Santo Antônio foi inaugurado. Graças à parceria dos irmãos e médicos Antônio, José e João Correia Saraiva, com outro grande empreendedor (e primo dos irmãos Correia), o saudoso Tenente Coelho, proprietário da antiga construtora EMPREC, hoje Construtora CRC, e, com o também primo e farmacêutico Dr. Ribamar Correia.

E até hoje o Hospital e Maternidade Santo Antônio vem fazendo história na medicina de Barbalha, no interior do Estado do Ceará e no Nordeste brasileiro, sempre inovando e com a marca registrada do pioneirismo em diversos serviços:

 Foi o hospital que construiu a primeira UTI da Barbalha;·

 O hospital com o primeiro serviço de neurocirurgia da região do Cariri;·

 O primeiro serviço de hemodinâmica do Cariri.·

E ainda disponibiliza serviços que são referências em todo a região, como:

 Centro de Diagnóstico por Imagem – CEDIMAGEM;·

 Centro de Hemodiálise – CLINIRIM;·

 Ressonância Nuclear Magnética;·

· Sem esquecer o Hospital do Coração do Cariri (único do Cariri com Cirurgias e tratamento de doenças cardíacas, dispondo de UTI Coronareana).

Outra de suas grandes realizações e empreendimentos é o Arajara Park, um dos maiores e mais belos parques ecológicos e temáticos do país.

Era casado com a pedagoga Fabíola Sampaio Saraiva e pai de quatro filhos: Carizia (médica – especialista em radiologia); Caroline (Administradora de Empresas); Guilherme (médico – cursando residência em medicina nuclear); e a caçula Gisele (cursando medicina).

Em 2012, concorreu às eleições no município de Barbalha, sendo eleito vereador com uma grande votação para o cargo, com 1786 votos.

Será lembrado por sua generosidade, simplicidade e espírito público. Por ser um amante da natureza. Sensível e correto. Por ser o parceiro fiel e amigo. Por ser um trabalhador incansável e por lutar sempre pelo que acha justo e verdadeiro. E por toda a sua trajetória de superação e sucesso. 

ZÉAILTON BRASIL

DEPUTADO