PROJETO DE LEI N.º 193/16

 

 

DENOMINA O AUDITÓRIO DA CENTRAL DE SERVIÇOS DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DE AUDITÓRIO PROFESSOR TEODORO.

 

 

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º – Fica denominado de “Auditório Professor Teodoro”, o Auditório da Central de Serviços da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará.

 

Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

FERNANDA PESSOA

DEPUTADA

 

JUSTIFICATIVA

José Teodoro Soares nasceu em 28 de dezembro de 1940, no município de Reriutaba. Conhecido como Professor Teodoro, foi, além de educador, sociólogo, teólogo, empresário e político.

Depois de estudar em Roma e Paris, Professor Teodoro voltou ao Ceará, na década de 1970, ingressando na Universidade Federal do Ceará (UFC) e fazendo parte da equipe que implantou o curso de Ciências Sociais. Além disso, participou, acompanhado de um grupo de professores de Brasília, da implantação da Universidade Federal do Piauí. Após, foi morar na capital federal para participar do recém–criado Projeto Rondon. Trabalhou na Secretaria de Planejamento da Presidência da República na elaboração de projetos especiais, passando em seguida para a Secretaria de Modernização Administrativa ligada à Secretaria de Planejamento da Presidência da República. Foi convidado para colaborar no Ministério da Educação, onde exerceu as funções de subchefe de gabinete do ministro Eduardo Portela e de secretário-geral adjunto dos ministros Rubens Ludwig e Esther de Figueiredo Ferraz. Em 1986, retornou para o Ceará para fazer parte da equipe de transição do primeiro governo de Tasso Jereissati. No ano seguinte, assumiu a reitoria da Universidade Regional do Cariri URCA (gestão de 1987-1990), a convite de seu criador, Martins Filho.

Assumiu, de igual modo, a reitoria da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), em Sobral, em abril de 1990, onde ficou por 16 anos. Lá, estruturou a universidade para conseguir o reconhecimento da mesma pelo MEC. No período em que foi reitor, expandiu, multiplicou o número de cursos e de alunos da UVA, que passou a funcionar nos três turnos e a contar com  importantes cursos, como Direito, Engenharia Civil e Enfermagem.

Recebeu da Assembleia Legislativa, em 2004, quando ainda reitor da UVA, a medalha “Otávio Lobo”, concedida ao educador ou instituição educacional que mais se destacou durante o ano. Após deixar a UVA, recebeu o título de Doutor Honoris Causa, pelos relevantes serviços prestados à instituição. Foi membro titular de 5 academias. Em 2006, cumprindo uma vocação antiga e com o estímulo de amigos e correligionários, conquistou uma cadeira na Assembleia Legislativa, onde continuou com o propósito defendido na campanha: a militância sempre presente pelas causas da Educação.

Nas eleições de 2014, foi reconduzido como deputado estadual pelo PSD à Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e assumiu a presidência da Universidade do Parlamento Cearense (Unipace) no dia 17 de março de 2015.

Professor Teodoro empenhou-se em ser um parlamentar comprometido com os interesses do Estado do Ceará, tendo sua atuação pautada em princípios éticos e morais e servindo de exemplo para outros deputados.

Nada mais justo, portanto, que prestemos esta póstuma homenagem a este grande parlamentar cearense que tanto nos inspira.

FERNANDA PESSOA

DEPUTADA