PROJETO DE LEI N.º 166/16

 

DENOMINA MARIA HELENA RUSSO A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE, LOCALIZADA NO MUNICIPIO DE REDENÇÃO-CE. “

 

A ASSEMBLEIA LEGISTATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art.1° Fica denominada oficialmente de MARIA HELENA RUSSO a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante, localizada no município de Redenção-CE.

Art.2° Esta lei em vigor na data da sua publicação.

Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário. 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO

 

JUSTIFICATIVA 

Maria Helena Russo, nasceu no dia 19 de abril de 1924, na cidade de Redenção-Ceará. Filha primogênita de Manoel Antonio Russo e D. Francisca Chagas Russo.

 Iniciou seus estudos em 1930, sendo alfabetizada pela professora antiga da cidade, Maria Joana. Em 1931 a 1935 cursou o primário no Grupo Escolar Estadual Pe. Saraiva Leão, seguiu seus estudos no Colégio da Imaculada Conceição em Fortaleza, permanecendo por muito tempo interna, finalizando o curso Ginasial em 1939. Também cursou em 1943 o Pedagógico no mesmo Colégio Imaculada da Conceição, onde recebeu esmeralda educação.

 Maria Helena Russo iniciou sua carreira na rede pública estadual, com sua nomeação para exercer o cargo substituta efetiva no Grupo Escolar Pe. Saraiva Leão, sendo professora primária, classe e, parte permanente, tendo como diretora – Joana Augusta de Miranda. Com a dispensa de Maria Angelica Ferreira Abreu, exerceu a função de diretora, na Escola Pe. Saraiva Leão em 1951.

 Em 1959 foi nomeada pela 2ª vez, sendo diretora, com a dispensa de Rosélia Lima Abreu, aposentando-se pelo Estado em 1968.

 Maria Helena, em 1960 foi nomeada vice-diretora do Colégio São Luís em 09 de julho de 1960 até 1992. Durante esses anos era professora de Geografia e Português do Colégio São Luís. Em 1993 foi nomeada Diretora do Centro Educacional Cenecista Perboyre e Silva. Participou de vários projetos, reuniões municipal, estadual e comunitária.

 A professora Maria Helena Russo era possuidora de grande erudição. Conhecedora profunda da linguística, compreendia como ninguém nossa língua e nossa ortografia. Mas sua menina dos olhos era a literatura.

 Profissional responsável que era, manejava com maestria os recursos do idioma. Mestra competente, dominava não só sua área de conhecimento, mas conhecedora que era também de outras disciplinas.

Transitava facilmente nos termos interdisciplinares. Seu currículo acumulado demonstrava claramente sua intenção de aprender permanente.

Professora por vocação, optou preferencialmente pelo exercício do magistério na escola pública e na filantrópica (CNEC). Tinha uma relação maternal com os alunos, porem sempre o princípio da autoridade não autoritária.

Sua casa era extensão da escola, onde recebia constantemente centenas de alunos, que a procuravam em busca de conselhos, muitas vezes pessoais.

Cidadã acima de tudo, transmitia aos seus alunos, com didática e exemplo pessoal o exercício de cidadania. Trabalhava na formulação de uma consciência crítica. Protestos, miséria, violência, meio ambiente, dívida externa, criminalidade, discriminação, valores e outro eram temas onde mesclavam literatura e discursão social.

Educadora que era, referenciava-se em Paulo Freire e a outros. Utilizava em aula textos reflexivos.

 Maria Helena Russo, foi uma professora competente, consciente, colega afável, amiga leal, filha dedicada, tia carinhosa, irmã solidária, enfim mãe cuidadosa de todos. Generosa é a palavra mais completa.

Foram inúmeros alunos que passavam pela sua formação, pode se dizer que a população da região foram seus ex-alunos.

Ano de 1968. Maria Helena, oficialmente, é uma professora aposentada. Mas, conforme suas próprias palavras, “nasceu para lecionar. Sente-se bem na sala-de-aula. Faz-lhe esquecer doenças, problemas e todos os outros contratempos da vida”. Lecionar para Maria Helena é viver, e é assim que ela chaga às véspera dos sessenta anos de atividades no magistério e quase às véspera do 80 anos de vida, e ainda educando. É assim que ela tem construído o seguinte currículo profissional.

Maria Helena faleceu no dia 13 de novembro de 2015.

 

BRUNO PEDROSA

DEPUTADO