PROJETO DE LEI N.º 151/16

 

DENOMINA GERARDO CRISTINO DE MENEZES A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE COREAÚ-CE.

A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

Art. 1º - Fica denominada oficialmente de GERARDO CRISTINO DE MENEZES a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante, localizada no município de Coreaú-CE

Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.

Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

IVO GOMES - PDT/CE

DEPUTADO

 

 

JUSTIFICATIVA

 

      Nasceu no dia 28 de março de 1923, no município de Palma, hoje Coreaú, filho de Vicente Cristino de Menezes e de Joana Nunes de Menezes. Fez seus estudos, na terra natal, com a professora Nenzinha Gomes.

           Desde criança destacou-se por sua audácia, ousadia, e coragem. Ainda muito jovem, aprendeu com o pai o oficio de agrimensor. 

            Em meados dos anos 30 e diante de muitas dificuldades  que passava o Brasil naquele período de sua história, teve que abandonar os estudos para ingressar na agrimensura, atividade exercida por seu pai,  que também lhe ensinou a arte da topografia. Por muito tempo trabalhou neste ofício e ensinou muitos coreauenses a trabalhar nesta atividade pois, no decorrer dos anos 40 e 50, os governos federal e estadual alistavam muitos sertanejos para trabalharem nas frentes de emergência para a construção de estradas e açudes no Estado do Ceará e, no Baixo Coreaú, a família do Sr. Vicente Cristino era conhecida como a melhor equipe de agrimensores da região. Para que esta equipe mantivesse um número de profissionais para atender a demanda, cabia ao Sr. Gerardo Cristino a função de ensinar a muitos jovens de Coreaú esta técnica que acabou formando muitos coreauenses.

             Casou-se, na igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Coreaú, no dia 12 de maio de 1949, com Maria Menezes Cristino, Ruth Cristino, dessa união nasceram sete filhos: Vicente Cristino de Menezes Neto, Iduína Félix de Menezes, Raimundo Leopoldo Vitorino de Menezes, Joana Celi de Menezes, José Leônidas de Menezes Cristino, Gerardo Cristino Filho e Francisco Antônio de Menezes Cristino.

          A grande capacidade de trabalho e desejo de dar dias melhores a família fizeram-no trabalhar em várias atividades até conseguir emprego fixo; no dia 2 de dezembro de 1952, foi admitido como topógrafo no 3º Distrito Rodoviário Federal do Departamento Nacional de Estradas de Rodagem (DNER), hoje DNIT. O trabalho na construção de estradas fez com que fosse transferido para o Estado do Piauí , onde serviu, durante cinco anos, na construção do trecho piauiense da BR 222. 

          No serviço público desenvolveu suas atividades com dedicação e entusiasmo, conseguindo a confiança dos superiores, o respeito dos subordinados e a benquerença de todos. Em 1957, Gerardo Cristino foi promovido ao cargo de gerencia do DNER, o que o possibilitou a trazer a família para a cidade de Sobral. 

           Em 18 de outubro de 1961 obteve sua primeira Autorização para desempenhar exclusivamente no DNER a atividade de agrimensor junto ao Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura, e em 28 de junho de 1963 obteve o registro definitivo  na função de Agrimensor sob o nº235-L.P no CREA- 9ª Região. 

      Embora radicado na cidade de Sobral, manteve seu domicílio eleitoral em Coreaú e suas atividades agrícolas e pecuárias na sua Fazenda Rutilandia na localidade de Mucambo dos Cristino.

         No ano de 1986 desligou-se definitivamente de suas atividades funcionais no DNER se dedicando exclusivamente as atividades agrícolas e pastoris no município de Coreaú.

          No dia 09 de abril de 2006, faleceu na cidade de Fortaleza, deixando um legado de trabalho e dedicação em prol de sua terra e de seus familiares.

           Assim, reconhecendo o legado deixado pelo Sr. “JOSE CAMILO DE AGUIAR”, e na certeza de que a história desse grande homem não pode ser esquecida, apresentamos a presente proposição como forma de realizar uma homenagem póstuma a quem tanto fez em prol da comunidade de Coreaú.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

 

IVO GOMES - PDT/CE

DEPUTADO