PROJETO DE INDICAÇÃO N.º 98/16
“ DISPÕE SOBRE A INSERÇÃO DO SÍMBOLO MUNDIAL DA CONCIENTIZAÇÃO DO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NAS PLACAS INFORMATIVAS DE ATENDIMENTO PRIORITÁRIO DOS ESTABELECIMENTOS PÚBLICOS E PRIVADOS DO ESTADO DO CEARÁ. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, DECRETA:
Art. 1º Os estabelecimentos públicos e privados do Estado do Ceará ficam obrigados a inserir nas placas informativas de atendimento prioritário o símbolo mundial da conscientização do transtorno do espectro autista, conforme anexo.
§1º Para a obtenção do atendimento prioritário, deverá ser apresentada carteirinha comprobatória da condição de autista expedida e regulamentada pelo Poder Executivo do Estado do Ceará.
§2º A preferência no atendimento se estenderá também à pessoa acompanhante do autista.
Art. 2º Para fins desta Lei, entende-se por estabelecimentos privados:
I - supermercados;
II - bancos;
III - farmácias;
IV - bares;
V - restaurantes;
VI - lojas em geral; e
VII - similares.
Art. 3º Os estabelecimentos que não cumprirem a presente Lei sofrerão sanções e multas a serem regulamentadas pelo Poder Executivo do Estado do Ceará.
Art.4º o Chefe do Poder Executivo Estadual regulamentará a presente Lei no prazo de 180 dias contado de sua publicação
Art. 5º Esta Lei entra em vigor na data da sua publicação.
CAPITÃO WAGNER
DEPUTADO
.
JUSTIFICATIVA
Trata-se de Projeto de Indicação que visa tornar obrigatória a inclusão do símbolo mundial do transtorno do espectro autista em todas as placas de atendimento prioritário nos estabelecimentos públicos e privados do Estado.
O texto foi elaborado em conformidade com a legislação que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.
É de extrema importância que os Autistas tenham atendimento preferencial, pois muito das vezes a demora excessiva das filas possibilita certa dificuldade na espera nos bancos, supermercados, shopping, farmácias, cinema ou qualquer outro ambiente.
Além disso, também institui-se o uso da carteirinha comprobatória da condição de autista, com a finalidade de facilitar a identificação dos mesmo, sem a necessidade de apresentação de um laudo médico.
Cabe ressaltar, que o Poder Executivo Estadual regulamentará esta norma, para facilitar a orientação, a fiscalização e o cumprimento de seus dispositivos.
Dessa forma conto com o apoio dos meus pares na aprovação desse projeto de Indicação.
CAPITÃO WAGNER
DEPUTADO