PROJETO DE RESOLUÇÃO N.º 04/15
INCLUI A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ NA CAMPANHA DENOMINADA DE MAIO AMARELO COM A ILUMINAÇÃO ARTISTICA DO PRÉDIO.
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ indica:
Art. 1º. Fica incluindo a Assembleia Legislativa do Estado do Ceará na relação nacional de órgão públicos participantes da Campanha “Maio Amarelo”.
Art. 2º. O prédio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará será iluminado artisticamente na cor amarelo para fazer referência a campanha “Maio Amarelo”.
Art. 3º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação.
Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, em 5 de maio de 2015.
JUSTIFICATIVA
Esta iniciativa visa diante do sucesso em 2014 pelas ruas de todo país, onde cidadão, empresas, entidades e órgãos públicos de norte a sul do país se uniram em prol de um trânsito mais seguro, vimos por meio desta carta,solicitar novamente o apoio de sua entidade/empresa junto ao movimento internacional intitulado “MAIO AMARELO”, apresentando aqui o objetivo, as características e a motivação da referida mobilização social.
O objetivo do movimento é uma ação coordenada entre Poder Público e a sociedade civil. Para colocar na pauta das discussões o tema acidentes de trânsito. Mais do que chamar a atenção da sociedade sobre os altos índices de mortes, feridos e sequelados permanentes no trânsito do Brasil e do mundo, a intenção é mobilizar órgãos de governos, empresas, entidades de classe, associações, federações, sociedade civil organizada para, efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas.
Em 2014, no primeiro ano do Movimento, os números alcançados impressionaram: foram mais de 700 mil visualizações em postagens realizadas durante o mês; mais de80 mil visitas no site do Movimento (www.maioamarelo.com); já são mais de 21 mil seguidores no facebook. Além disso, mais de um milhão de pessoas assistiram ao filme publicitário do Movimento, nas redes de cinema Kinoplex e 80 milhões de veículos de mídia exterior (Elemídia)também exibiramo mesmo filme. Ou seja, o alcance foi realmente surpreendente. Diante disso tudo, a justificativa para esse grande alcance é o apelo do Movimento que, além de impactar toda sociedade de forma irrestrita, sensibiliza que já viveu algum tipo de violência no trânsito. federações, sociedade civil organizada para,efetivamente discutir o tema, engajar-se em ações e propagar o conhecimento, abordando toda a amplitude que o tema exige, nas mais diferentes esferas. Em 2014, no primeiro ano do Movimento, os números alcançados impressionaram: foram mais de 700 mil visualizações em postagens realizadas durante o mês; mais de 80 mil visitas no site do Movimento (www.maioamarelo.com); já são mais de 21 mil seguidores no facebook. Além disso, mais de um milhão de pessoas assistiram ao filme publicitário do Movimento, nas redes de cinema Kinoplex e 80 milhões de veículos de mídia exterior (Elemídia) também exibiram o mesmo filme. Ou seja, o alcance foi realmente surpreendente.
Diante disso tudo, a justificativa para esse grande alcance é o apelo do Movimento que, além de impactar toda sociedade de forma irrestrita, sensibiliza que já viveu algum tipo de violência no trânsito.
Foi em 11 de maio de 2011 que a ONU (Organização das Nações Unidas) lançou a Década de Ação pela Segurança no Trânsitoe pediu uma força tarefa junto aos países membros dessa entidade para convergirem esforços até 2020 ao tema multidisciplinar que é o transito e suas consequências, que engloba saúde, educação, transportes.
Na carona no sucesso de outros movimentos, como o “Outubro Rosa” e “Novembro Azul”, os quais, respectivamente, tratam dos temas câncer de mama e próstata, o “MAIO AMARELO” deve promover atividades voltadas a conscientização, ao amplo debate das responsabilidades e avaliação de riscos sobre o comportamento de cada cidadão, dentro de seus deslocamentos diários no trânsito.
E por isso, o seu símbolo não poderia ser diferente ao laço escolhido, na cor amarela, cuja simbologia em relação a conscientização no combate ao câncer de mama, de próstata (e a sua identificação precoce) e, até mesmo, ao vírus do HIV, pois está amplamente consolidada pela sociedade. A escolha propositada do laço como símbolo da campanha vai ao encontro com a necessidade da sociedade tratar os acidentes de trânsito como uma verdadeira epidemia e, consequentemente, acionar cada cidadão a adotar as cautelas e prudência hábeis a poupá-lo de ser uma vítima.Vale ressaltar que o movimento MAIO AMARELO, como o próprio nome traduz, é um movimento, uma ação, não uma campanha, ou seja,cada entidade/empresa pode utilizar o laço do “MAIO AMARELO” em suas ações de conscientização tanto no mês de maio, como, na medida do possível, durante o ano inteiro.
Por todo o exporto, ressaltando a importância de tão honrada homenagem, solicito o apoio dos membros deste parlamento na aprovação do presente Projeto de Resolução.
BRUNO PEDROSA
DEPUTADO