PROJETO DE LEI N.º 72/15
FICA DENOMINADA OFICIALMENTE DE DR. SALOMÃO ALVES DE MOURA, A ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NA CIDADE DE ARACOIABA/CE
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Ar. 1º – Fica denominada oficialmente de DR. SALOMÃO ALVES DE MOURA
, a Escola Profissionalizante na Cidade de Aracoiaba/CE.
Art. 2º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO
Salomão Alves de Moura, Jurista, Educador, Poeta, Jornalista, Músico, Compositor, Religioso, Político e Professor renomado, destacando-se especialmente por sua luta pelo conhecimento historico e cultural e pela valorização do civismo nas escolas, como melhor forma do cidadão vencer na vida.
Apesar de ter nascido no norte do estado do Ceará, na região Jaguaribana, na cidade de Iracema, em 12 de janeiro de 1927, de onde é originário seu pai, João Francisco de Moura Brasil, é no município de Aracoiaba, cidade natal de sua genitora, a Professora Otília Alves do Nascimento, que Salomão constrói sua vida desde a infância.
Sua descendência justifica um pouco o valioso homem publico em que Salomão se transformou, tendo em vista ter nascido de família de origem pobre, em se tratando de valores materiais, mas rica, no que se refere a valores históricos, culturais e educacionais.
Por parte de seu pai, JOÃO FRANCISCO DE MOURA BRASIL, Dr. Salomão é descendente de “Bastião de Moura”, que era filho de João de Moura, o mais exuberante navegador português de meados do século XV.
Já por parte de sua mãe, OTÍLIA ALVES DO NASCIMENTO, é Dr. Salomão descendente da família ALVES, uma das mais antigas famílias que deram origem ao município de Aracoiaba, também de origem portuguesa.
Com uma formação escolar jesuitica, mesmo não optando pelo celibato, mas sim pelo Direito, pela Educação e pela Política, Dr. Salomão carrega em seus escritos, uma linguagem romântica de patriotismo e de fé cristã.
Muito jovem ainda no Colégio dos Jesuítas de Baturité, durante muitos anos, foi Presidente da Academia Inaciana de Letras daquela valiosa Instituição de Ensino. E, já nos dias atuais, era também integrante da Academia de Letras dos Municípios do Estado do Ceará (ALMECE).
Com um amplo curriculo de passagens pelas universidades cearenses, além das Faculdades de Direito, Filosofia, Ciências e Letras, também se especializou em Psicologia, Sociologia, Didáticas e Pedagogia, dentre outras.
Falava fluentemente diversas línguas, em particular Latim, Inglês e Francês.
E assim destaca recentemente o aracoiabense Rycardo Wylles Pinheiro Nogueira, em seu Projeto de Mestrado da UECE: “A CONSTRUÇÃO (AUTO BIOGRAFICA DO PAPA DA EDUCAÇÃO DO MACIÇO DE BATURITÉ”, trabalho preparado para o XXVII Simposio Nacional de História: Um “Salomão Religioso (de formação jeuítica). “Salomão Político” ( o vereador da cidade), “Salomão Poeta” (que escreve sentimentos, poesias), “Salomão Professor” (amor pela educação), “Salomão Patriota” (amante de sua terra e pátria), “Salomão Músico” que tocava piano) entre outros.
Sua atuação nas mais variadas áreas do conhecimento humano, não somente em Aracoiaba, mas em todo o Maciço de Baturité e, porque não dizer, em todo o Estado do Ceará, nos possibilita a reconhecer Salomão, como uma pessoa de destacada imagem de HOMEM PÚBLICO.
Em especial, pelo fato de ter sido ele Professor, Político e homem religioso, também justificam os espaços que frequentou e que resultaram na colocação de amplos contatos com a comunidade em geral e com todos aqueles que viriam a ser seus admiradores.
Foi Diretor por dez anos do “COLÉGIO CARMELA DUTRA” de Jaguaribe e em Aracoiaba, fundou a Associação dos Educadores de Aracoiaba, entidade Filantropica, sem fins lucrativos, mantenedora do também fundado por ele, o GINÁSIO ESCOLA NORMAL VIRGÍLIO TÁVORA, em 1958.
A principio, Salomão teve que ir “de casa em casa”, em nosso município, convencer às famílias a colocarem seus filhos na Escola. E, mesmo a entidade sendo particular, nenhum aluno ficava sem estudar, por mais simples e fraca que fosse sua situação financeira.
Com formação de alunos desde as creches até o 4º Normal Pedagógico (Estudos Adicionais), Dr. Salomão aplicou os mais variados e avançados metodos de ensino e aprendizagem, conseguindo uma ampla integração de todo o Maciço de Baturité e adjacências.
Foi autor de quatorze HINOS, dentre os quais se destacam letra e música do Hino do Município de Aracoiaba; do Hino do Centeário de Aracoiaba, de Jaguaribe e de Ocara, além do Hino Oficial do Estado do Ceará à Nossa Senhora de Fátima, por ocasião da recepção da Imagem da Santa ao Brasil, em visita à Fortaleza e Aracoiaba, no ano de 1953.
Dentre os diversos cargos que assumiu em sua trajetoria de vida, e destacam os de Superintendente da Educação do Estado do Ceará, nos governos Virgílio Távora e Plácido Castelo, assim como, o de Secretário de Educação de nossa cidade e de Superintendente do Patrimônio Histórico e Cultural de Aracoiaba quando faleceu aos 82 anos, no “DIA INTERNACIONAL DO MUSEU”, 18 de maio de 2009.
Com ampla atuação na vida política do Maciço de Baturité, foi vereador por Aracoiaba durante seis legislaturas consecutivas, a partir de 1982. Em duas ocasiões (1982 e 2000), foi o vereador mais votado.
Por dois outros mandatos (para os quais foi eleito em 1992 e 1996), foi segundo colocado entre os vereadores eleitos. Foi ainda Presidente da Câmara Municipal de Aracoiaba por três legislaturas. Seu último mandato foi obtido nas eleições 2004.
Dentre seus inúmeros Projetos Legislativos, podemos destacar a Lei de “Tombamento da Pedra Aguda, símbolo Municipal de Aracoiaba”.
Apresento aos demais pares, uma das mais justas homenagens que a Assembléia Legislativa faz a uma personalidade pública, que dedicou e prestou relevantes serviços à população e ao Município de Aracoiaba.
DEPUTADO