PROJETO DE LEI N.º 276/15

 

 “DENOMINA DE ANÁLIA MAIA SARAIVA ESMERALDO A ESCOLA PROFISSIONALIZANTE NO MUNICÍPIO DE MISSÃO VELHA, NO ESTADO DO CEARÁ.”

 

A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará Decreta:

 

Art. 1º. Fica denominada de Anália Maia Saraiva Esmeraldo a Escola Profissionalizante no Município de Missão Velha no Estado do Ceará.

 

Art. 2º. Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.

 

Sala das Sessões da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará

RACHEL MARQUES

DEPUTADA

 

JUSTIFICATIVA

Natural de Missão Velha, Anália Maia Saraiva Esmeraldo nasceu aos 20 de agosto de 1927.

Segunda filha de Antônio Saraiva Leão e de sua esposa Anália Arrais Maia, que faleceu logo em seguida, ficando a criança sob a tutela de Francisco Arrais Maia e Dona Ester Jucá Maia, seus tios. 

Crescendo em Missão Velha, Anália começou a estudar com Dona Nila Jácome e, em seguida, entrou nas Escolas Reunidas de Dona Alice Granjeiro Teixeira e de seu irmão, Monsenhor Horácio Teixeira.

O Curso de Admissão foi realizado no Colégio Santa Tereza de Jesus, na Cidade de Crato, tendo como diretora Madre Ana Couto. Prosseguiu seus estudos no Colégio Nossa Senhora do Sagrado Coração das Irmãs Dorotéias, em Fortaleza.

Contraiu matrimônio com Álvaro Macedo Esmeraldo em Missão Velha no ano de 1950, de cuja união nasceram os filhos José Maria, Francisco Eugênio, Guilherme Álvaro, Maria do Carmo, Maria Ester, Geraldo e Maria Argina. Ficou Viúva em 1960.

A partir daí desenvolveu atividades de pintura, comercio e magistério. Como professora encontrou sua vocação e realizava sua missão com renovado prazer. Dizia “ensinar e estudar são o meu mundo”.

Foi contratada pelo Monsenhor Antônio Feitosa para ensinar no Ginásio Paroquial de Missão Velha em 01 de agosto de 1965. Nesse período também foi a primeira presidente do MOBRAL em Missão Velha.

Em 1973 foi contratada pelo Colégio Nossa Senhora de Fátima em Barbalha.

Seu gosto pela leitura e pelo estudo, sua mente inquieta e a necessidade de crescer e melhor prover sua família fizeram-na buscar sua qualificação profissional.

Ingressou na Faculdade de Filosofia do Crato em 1972, graduando-se em Letras em 1976, onde foi a oradora de sua turma.

Contratada como professora pelo Estado do Ceará, em 1979 graduou-se em Pedagogia pela mesma instituição de Ensino Superior e foi lotada como supervisora.

Continuando sua vida voltada para o magistério, também atuou nas seguintes instituições:

Professora no Colégio Municipal Pedro Felício – Crato;

Professora no Colégio Diocesano - Crato;

Professora no Colégio Santa Tereza de Jesus – Crato;

Professora da Escola de Ensino Fundamental Estado da Paraíba – Crato;

Supervisora Escolar na Escola de Ensino Fundamental Estado da Paraíba – Crato;

Professora da Faculdade de Filosofia – Crato.

Teve também em sua vida atuação voltada para a igreja católica e tinha profunda religiosidade. Nessa área entrou na Agremiação de Filha de Maria Casada, na Igreja de São Vicente Ferrer dirigida por Padre Frederico.

Trabalhou com Monsenhor Feitosa na Legião de Maria e com Padre Neri Feitosa na função de Cruzadinha Infantil.

Fez parte da Comissão da Maternidade de Missão Velha como secretária de movimento. Além disso, sempre ajudou muito aos pobres, principalmente nas campanhas natalinas e festas da igreja.

Cuidava com amor da formação intelectual e cristã dos filhos e alunos. Foram muitos anos de árduo sacrifício, renúncias e lutas, porém, através da educação, formou seus filhos e incentivou seus alunos para um futuro digno e honesto.

Faleceu em 27 de agosto de 2008.

Amada por todos que com ela conviveram, Professora Anália Maia sempre foi exemplo de fé, coragem, generosidade e abnegação.

RACHEL MARQUES

DEPUTADA