PROJETO DE LEI N.º 223/15
“ DENOMINA LUIZ MOREIRA PEQUENO O TRECHO DA CE-470 QUE LIGA A CE-153 À CE-282, NO MUNICÍPIO DE ORÓS, ESTADO DO CEARÁ. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º Fica denominada Luiz Moreira Pequeno o trecho da CE-470 que liga a CE-153 à CE-282, no Município de Orós, Estado do Ceará.
Art. 2º Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
ODILON AGUIAR
DEPUTADO
JUSTIFICATIVA
Nascido, no povoado de Salva-Vidas, município de Jaguaribe, em 03 de novembro de 1942, Luiz Moreira Pequeno, filho mais velho de Manoel Moreira Pequeno e Maria Arminda Vidal Pequeno, já aos 14 anos tomou para si a responsabilidade de cuidar de sua família e dos negócios de seu pai, comerciante local, que, na luta pela emancipação política de Orós, então distrito de Icó, fora preso juntamente com companheiros de ideais.
Em 1960, com idade de 29 anos, foi escolhido candidato a prefeito de Orós pela Aliança Renovadora Nacional – ARENA, tornando-se, então, o prefeito mais novo do Estado do Ceará.
Proprietário da fazenda Riacho dos Bois, em Jaguaribe, em 1972 deixou bem clara sua vocação agropecuária, fruto de tradição familiar, ao conquistar o 1º lugar como produtor de algodão, tornando-se exemplo de persistência e confiança para os agropecuaristas de sua região. Pouco tempo depois adquiriu a fazenda Miradouro, em Orós, e a fazenda Cruzeiro, em Jaguaribe.
Em 1973 casou-se com Tereza Cristina, construindo uma família com quatro filhos: Kézia, Jemima, Simão Pedro e Luiz André.
Em 1976 iniciou a empresa Vidal Pequeno, conhecida como Posto BR, criando, poucos anos depois a empresa Irmãos Moreira, que tornou-se conhecida como Gás Butano.
Foi vice-prefeito de 1978 a 1982, durante mandato do Dr. Wellington Dias.
Demonstrando competência e desafiando as tendências políticas locais, lançou-se candidato a prefeito em chapa formada com o Dr. João Maia Nogueira. Eleito pelo PSDB, com esmagadora diferença de votos, exerceu o cargo de 1983 a 1988, por seis anos. Dentre as realizações que contribuíram para o desenvolvimento de seu município podemos destacar: construção de estradas municipais com piçarra interligando a sede do município a todos os seus distritos (Guassussê, Igarói, Palestina e Santarém). Vale ressaltar que a rodovia-entroncamento entre a CE-153 – Sítio Rochedo, passando pelos distritos de Guassussê e Igarói, até o entroncamento da CE-182, no sítio Malhada Vermelha, foi construída e piçarrada em sua administração.
Durante sua gestão também foram construídas 12 escolas e outras 09 foram ampliadas, sendo entregues um total de 59 salas de aula nos distritos e sítios. A rede de energia do município também foi ampliada e, mediante convênio com a antiga TELECEARÁ, foi responsável pela instalação dos postos telefônicos em todos os distritos do município.
A administração de Luiz Moreira Pequeno notabilizou-se por diversos avanços nas áreas de educação, saúde, ação social, infraestrutura e turismo, conseguindo deixar a marca do dinamismo em uma época difícil em nosso Estado. Luiz Moreira Pequeno ainda demonstrava visão de futuro e modernidade, ao defender a reforma administrativa na política brasileira.
A seus filhos providenciou estudos na Capital cearense. A todos dedicou tempo e cuidados inesgotáveis. Demonstrou especial desvelo à sua companheira, Tereza Cristina, quando esta tornou-se prefeita de Orós, de 1993 a 1996, tornando-se a primeira mulher a assumir a Prefeitura de seu município, contando sempre com seu apoio e conselhos.
Embora não havendo nascido em Orós, Luiz Moreira Pequeno, pioneiro na política e nos negócios, pelas transformações positivas que proporcionou ao município e a seu povo, naturalmente transformou-se em filho da terra.
Seu falecimento, em 17 de junho de 2010, causou profunda comoção e saudade em um povo grato por seu empenho de uma vida por seu desenvolvimento social e econômico.
ODILON AGUIAR
DEPUTADO