PROJETO DE LEI N.º 113/15
“ FICA DENOMINADO OFICIALMENTE DE JOÃO LIRA MAGALHÃES, O AÇUDE NO MUNICÍPIO DE ITAPAJÉ/CE. “
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º – Fica denominado oficialmente de JOÃO LIRA MAGALHÃES, o Açude no Município de Itapajé/CE.
Art. 2º – Esta Lei entrará em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
JOÃO LIRA MAGALHÃES, nascido no dia 25 de dezembro de 1919, na cidade de Itapajé/Ce, casado com a Sra. Jandira Bastos Magalhães, pai de 17 filhos, todos nascidos no Município de Itapajé: José Lira Bastos, José Almir Bastos Lira, in memoriam, José Bastos Lira, Maria Lira Bastos, Olibamar Bastos Lira, in memoriam, José Arimatéia Bastos Lira, José Elihu Bastos Lira, José Ednoé Bastos Lira, Elizafan Bastos Lira, Manassés Bastos Lira, José Eliab Bastos Lira, João Batista Bastos Lira, Amaury Bastos Lira, in memoriam, Elizeu Bastos Lira, Paulo de Tarso Bastos Lira, Débora Jandira Araújo e Danielle Araújo Lira.
Quero, neste projeto, homenagear e reconhecer o valor de quem tem o poder de ser exemplo para 17 filhos e uma comunidade a qual serviu por toda a sua vida. E é na figura do Sr. João Lira Magalhães que quero fazer esta homenagem, que é denominar o Açude construído pelo Governo do Estado do Ceará no Município de Itapajé.
Sr. João Lira Magalhães, foi um homem de origem humilde, de coragem, guerreiro, decidido, de caráter firme e de grande força espiritual, tinha temperamento tranquilo, alegre e bastante ponderado, pois as suas decisões sempre eram as mais acertadas.
Gostava de exercitar o amor ao próximo, viveu para auxiliar, e promover ações em prol dos moradores da Comunidade, dotado de uma alma justa e fraterna, lutou para diminuir o sofrimento humano dos moradores de sua comunidade. Deixou sua marca na história do Itapajé ao se tornar Líder Comunitário do Distrito de Baixa Grande.
Desempenhou atividades na área estadual a função de Delegado Civil no Município de Itapajé, cargo este que demonstrou com maestria, o respeito aos direitos da sociedade itapajeense. Ao qual serviu por vários anos.
Seus filhos enredaram pelos caminhos da política, no militarismo, na medicina, do direito, do comércio, da construção civil, todos conseguindo êxito no desempenho de suas funções graças ao exemplo de seu genitor, que não poupou dedicação e esforços
para encaminhá-los ao sucesso na vida.Sr. João Lira Magalhães faleceu fazendo o que sempre falou: congregar mais pessoas para se unirem na busca de melhorias de qualidade de vida dos moradores mais pobres de Itapajé, mais precisamente do Distrito de Baixa Grande.
Finalizo meu discurso manifestando minha satisfação ao homenagear o Sr. João Lira Magalhães, aos familiares, fica aqui nossa admiração, pelo desempenho de cada um para servir ao povo mais humilde de Itapajé e do Ceará e porque não dizer do Brasil, e nada mais justo e em reconhecimento ao trabalho dele e de seus familiares, que proponho este projeto que denomina o Açude de Itapajé, de Açude João Lira Magalhães.
E, é, citando uma frase da Dra. Zilda Arns, finalizo e justifico a proposição deste projeto e peço aos meus pares a aprovação do mesmo.
“Como os pássaros, que cuidam de seus filhos ao fazer um ninho no alto das árvores e nas montanhas, longe de predadores, ameaças e perigos, e mais perto de Deus, deveríamos cuidar de nossos filhos como bem sagrado, promover o respeito a seus direitos e protegê-los”.
Pelo exposto, tenho a certeza de que os nobres pares desta Augusta Casa Legislativa emprestarão o necessário apoio à presente proposição, conferindo a sua tramitação o necessário empenho, para que no espaço mais breve venha assim, esta proposta a ser transformada em realidade.
JOSÉ ALBUQUERQUE
DEPUTADO