PROJETO DE LEI N.º 110/15

 

 

“ DENOMINA-SE PROFESSOR OSVALDO MARTINS DE ALMEIDA O AUDITÓRIO DA ESCOLA DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE DR. JOSÉ ALVES DA SILVEIRA, NO MUNICÍPIO DE QUIXERAMOBIM. “

 

A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:

 

Art. 1º – Fica denominado de Professor Osvaldo Martins de Almeida, o Auditório da Escola de Ensino Profissionalizante Dr. José Alves da Silveira, localizada no município de Quixeramobim.

 

Art. 2º – Esta lei entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.

 

JUSTIFICATIVA

 

Osvaldo Martins nasceu sob o signo da união. União, nome de um pedaço de sertão, seio materno da família Mota-Martins, união, um dos sentidos orientadores da ética desse cidadão quixeramobiense.

 

Filho de Rosália Mota Almeida e José Martins de Almeida, Osvaldo viveu na zona rural até a adolescência. Morando na cidade, deu continuidade aos estudos e, após formação em Fortaleza, tornou-se professor de Matemática.

 

Sua carreira pública aconteceu rápida e intensamente. Jovem dedicado ao trabalho e muito disciplinado, logo se destacou na comunidade citadina, o que, nas práticas de então, significativa também ser cotado para disputar cargo político. Aos vinte e sete anos, já casado com Ana Maria Costa, elegeu-se vereador e, em seguida, assumiu a presidência da Câmara Municipal de Quixeramobim.

 

Com vinte e nove anos em 1972 tornou-se pai e candidatou-se a vice-prefeito na chapa encabeçada por Alfredo Machado. Eleitos, assumiram os cargos em 1973. Alfredo Machado viria a ser eleito Deputado Estadual na eleição seguinte, deixando o vice-prefeito à meta de concluir aquela gestão. Em 1974, aos trinta e um anos, Osvaldo Martins já acumulado em seu currículo os cargos de vereador, presidente da Câmara, Vice-prefeito e Prefeito Municipal.

 

Em 1982, Osvaldo Martins foi eleito prefeito de Quixeramobim, obtendo votação recorde com número de votos superior a soma de todos outros concorrentes. Nessa gestão Osvaldo tornou-se um prefeito marcado pela popularidade e pela ousadia das ações.

 

Em 1988, Osvaldo entregou ao novo gestor um município equipado. Mesmo sem mandato, Osvaldo Martins continuou a participar ativamente da vida pública de Quixeramobim. Foi ainda Secretario Municipal, sendo reconduzido a Câmara Municipal em 2000, como vereador mais votado. Exerceu a presidência da casa legislativa no biênio 2001 – 2002.

 

FERNANDA PESSOA

DEPUTADA