PROJETO DE LEI N.º 103/15
“DENOMINA JOSÉ VIDAL ALVES A ESCOLA ESTADUAL DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CANINDÉ-CE.”
A ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ DECRETA:
Art. 1º - Fica denominada oficialmente de JOSÉ VIDAL ALVES a Escola Estadual de Ensino Profissionalizante, localizada no município de Canindé-CE
Art. 2º - Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º – Revogam-se as disposições em contrário.
JUSTIFICATIVA
JOSÉ VIDAL ALVES nasceu aos vinte e três dias do mês de setembro do ano de 1940, filho de Raimundo Jacinto Alves e Alzira Correia Alves. Casou-se em vinte e um de junho de 1967 com Maria Verbena Vieira Alves (servidora pública estadual), união a qual gerou quatro filhos, sendo eles: Francisco das Chagas Vieira Alves (Faturista), Maria Tereza Alves Tavares (Contadora), Paulo Rogério Vieira Alves (Professor e Coordenador do Colégio Estadual Paulo Sarasate) e Thiago Luis Vieira Alves (Autônomo), os quais lhe deram seis netos.
Falar especificamente da pessoa de JOSÉ VIDAL ALVES, de saudáveis memórias, é trazer à tona seu nome respeitado e reconhecidamente cidadão na expressão da palavra. Agora, para falar do Professor JOSÉ VIDAL ALVES, temos que acrescentar algo a mais no currículo desse cidadão, pois, como profissional de educação, exerceu o magistério de forma nobre e muito responsável, engrandecendo a educação do município de Canindé. Dada a sua qualidade de católico de raízes familiares, foi aluno interno, na sua mais tenra infância, do Colégio Seráfico Santo Antonio de Canindé, o então famoso internato dirigido pelos Frades Franciscanos, onde estudaram pessoas importantes, não só de nossa terra, como também de cidades bem longínquas, exatamente pela qualidade do ensino que era proporcionado pelos educadores dessa nobre instituição.
Depois de adquirir um vasto conhecimento dos ensinamentos dessa escola, ainda muito jovem, deu continuidade aos seus estudos em outras plagas e, após algum tempo, por volta da segunda metade da década de 50, com conhecimentos já aprimorados, embora ainda não graduado, assumiu, por força de necessidade e carência no município e dada a sua inteligência privilegiada, a responsabilidade de lecionar no então Ginásio Paulo Sarasate, hoje Colégio Estadual Paulo Sarasate, a disciplina de Matemática, que era sua paixão de verdade, e, por uma necessidade ainda maior, também assumiu o compromisso de ministrar aulas de Educação Física, no que pesava ter uma formação para tal, entretanto, o desejo de servir foi bem maior do que a carência.
Pessoa dotada de uma inteligência privilegiada, teve um grande sucesso nessa sua empreitada, tanto é que, no final da década de 60, mais precisamente em 1969, época em que foi fundado em Canindé o Colégio Regional São Francisco, hoje o Centro Educacional Cenecista São Francisco – CNEC, foi dele o nome citado e lhe confiada a responsabilidade por Frei Lucas Dolle, o então vigário da paróquia local, e por Antonio Weber Magalhães Monteiro, o Prefeito da época, os responsáveis pela implantação desta nova entidade educacional em Canindé, de catalogar nomes para compor o quadro de professores a fim de iniciarem um trabalho educativo frente a esse novo estabelecimento de ensino que nascia em Canindé, com a finalidade de suprir a carência no ensino, principalmente no ensino de 2º grau, hoje ensino médio.
A sua importância nesse trabalho de captação de professores foi de vital importância. Também fez parte do Corpo Docente dessa nova entidade educacional por aproximadamente 20 anos, deixando assim a sua marca de profissional de qualidade, a qual sempre procurou preservar.
O Professor JOSÉ VIDAL ALVES foi um marco na educação do nosso município, deixando seu nome registrado com letras maiúsculas nas páginas do livro da educação, quando Canindé ainda sonhava em crescimento no setor educacional, quando o seu contingente de educadores ainda deixava a desejar, não atendendo à necessidade do município.
JOSÉ VIDAL ALVES faleceu em vinte e três de outubro de 2013, aos 73 anos de idade, dos quais quase metade dedicados à educação pública do Estado do Ceará. Hoje, lembrar de JOSÉ VIDAL ALVES é citá-lo como referência no âmbito da educação, dada a sua postura, a sua dedicação, a sua habilidade de conduzir as questões educacionais com esmero e responsabilidade.
Sabemos que a educação cresce com profissionais de qualidade, e JOSÉ VIDAL ALVES foi o retrato fiel desse profissional.
EVANDRO LEITÃO
DEPUTADO