PROJETO DE LEI N.º 05/14
Denomina de Francisco Oliveira Castro, o INSTITUTO DE MEDICINA LEGAL - IML/PEFOCE, localizado, na cidade de Tauá-Ce.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
D E C R E T A:
Art.1° Fica denominada de Francisco Oliveira Castro, o IML/PEFOCE, localizado no distrito de Marrecas, na cidade de Tauá-Ce.
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, 10 DE FEVEREIRO DE 2014.
PATRÍCIA SABOYA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
Francisco Oliveira Castro nasceu aos três dias do mês de fevereiro de mil novecentos e vinte e oito em Fazenda Nova município de Aiuaba – Estado do Ceará. Filho de José Oliveira Cavalcante e Maria Madalena de Castro. Seus irmãos dois homens e sete mulheres, todos, sempre o admiraram pela sua maneira de ser: amigo, conciliador e inteligente.
Francisco Oliveira Castro passou sua infância e juventude junto aos seus pais e irmãos em Aiuaba, por quem devotaria grande carinho e respeito, onde conquistou um valioso circulo de amizades, onde estudou e concluiu seu curso primário desafiando buscar a conquista de um futuro promissor.
Aos dezenove anos, desbravando as dificuldades, Francisco Oliveira partiu ao encontro do seu sonho de conhecer Belo Horizonte em Minas Gerais, ficando na cidade de Ozanan, morando no convento das Missionárias de Jesus Crucificado, onde oportunizou seus ensinamentos de marceneiro, sua profissão predileta a inúmeras crianças, na própria fábrica de móveis, por um período de dois anos.
Em mil novecentos e cinqüenta e quatro, regressou a sua terra natal, Fazenda Nova-Aiuaba e juntando-se ao seu particular amigo Dr. Lourenço Feitosa, montou na Fazenda Canaã uma serraria dando continuidade aos seus objetivos em aperfeiçoamento e zelo por sua profissão.
Um belo dia Francisco Oliveira foi um passeio em Quixariús – Campos Sales e quis o destino que encontrasse o grande amor de sua vida: Hilza Alencar com quem casou-se após um ano de namoro, aos dezoito dias do mês de junho de mil novecentos e cinqüenta e seis em cerimônia celebrada por Padre Argemiro Rolim na cidade de Campos Sales-CE. De volta a Fazenda Nova, determinado como sempre foi, Francisco Oliveira veio a Tauá, alugou uma casa e um prédio, culminando assim o desejo de prestar seus serviços aos Tauaenses e assim o fez, respaldado no caráter de homem simples, humilde, trabalhador, honesto e humano. No dito prédio Francisco Oliveira montou uma oficina de móveis com visão de escola, onde beneficiou seus ensinamentos a quarenta crianças filhos de pais pobres, muitos deles hoje senhores de uma profissão digna e honradas, graças à sabedoria de Francisco Oliveira e a sua invejável solidariedade humana, patrimônio de honrosa inteligência.
No período dos anos sessenta o cidadão Francisco Oliveira, teve o prazer e a satisfação de ser nomeado Delegado de Polícia de Tauá, designado pelo então governador do Estado do Ceará, sua Excelência Pascifal Barroso, continuando por mais dois anos, nomeado por vontade de seu sucessor o governador Virgílio Távora, cumprindo Francisco Oliveira com honradez e responsabilidade, todos os critérios dignos de sua personalidade referentes às atribuições que lhes fora confiadas.
Resoluto no brio do seu caráter e fortalecido pelo cotidiano de suas ações criteriosas, Francisco Oliveira foi convocado para servir no Tribunal do Júri Popular de Tauá, onde foi jurado por quatorze anos prestando assim relevantes serviços aos Tauaenses. Francisco Oliveira foi Chefe Administrativo do Centro de Abastecimento José Fernandes Castelo (então mercado público à época) na gestão do Prefeito Dr. Domingos Gomes de Aguiar em sua 2ª gestão, onde se aposentou permanecendo até a gestão de Sousa Bastos.
Convidado que foi pelo amigo de saudosa memória José Waldemar Rêgo, é sócio fundador da Sociedade Civil Recreativa e Cultural – Trici Clube. É marçon fundador da Loja Maçônica São João do Príncipe nº 27 do Oriente de Tauá, da qual é exemplo de vivência e sabedoria maçônica, respeitado e admirado por todos os seus irmãos marçons e famílias.
Convidado pelo saudoso Dr. Feitosinha e por Dolores Andrade Feitosa, é sócio fundador da Fundação Bernardo de Casto. A LTD – Liga Tauaense de Desporto também teve o privilégio de ter como um de seus fundadores Francisco Oliveira Castro, a convite do amigo Dr. Lemos Dias.
De seu enlace matrimonial nasceram cinco filhos, todos homens, todos Tauaenses, sendo quatro deles com formação em nível superior e um comerciante, todos exemplos de união, amor e perseverança. Ao primogênito João Wagner de Alencar Castro seguem: Francisco Willame, Wene Tadeu, José Wesley e Raimundo Walney, todos de Alencar Castro; uma prole conceituada, formada pela decência e descendência de Francisco Oliveira Castro que agradece ao Grande Arquiteto do Universo, por tudo que conquistou, que realizou e que vivenciou na sua plenitude junto a seus familiares e amigos Tauaenses em sua querida Tauá que o acolheu e que conta com um círculo de grande amizade que lhe transmite o contentamento de aos seus oitenta e dois anos, sentir cumprida sua missão e pedir-lhe a graça de ainda muitos anos de vida.
Por fim, desde o dia 26 de abril de 2013, não temos mais sua presença,todavia, Francisco Oliveira Castro, foi uma pessoa extremamente extrovertida que transmitiu com expansividade em qualquer momento o prazer de viver a vida além de na simplicidade dos seus conhecimentos habilidosos de contar histórias e causos engraçados, foi sem dúvida um grande ser humano reconhecido por todos, dotado de uma lealdade sincera e verdadeira.
PATRÍCIA SABOYA
DEPUTADA