PROJETO DE LEI N.º 04/14
Denomina de José Fernandes Castelo, a Praça da Juventude, localizada, na cidade de Tauá-Ce.
A ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ
D E C R E T A:
Art.1° Fica denominada de José Fernandes Castelo, a Praça da Juventude, localizada, na cidade de Tauá-Ce.
Art. 2° Esta Lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
PLENÁRIO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA DO ESTADO DO CEARÁ, 10 DE FEVEREIRO DE 2014
PATRÍCIA SABOYA
DEPUTADA
JUSTIFICATIVA
JOSÉ FERNANDES CASTELO, nasceu no dia 1º de Dezembro de 1993, na Maternidade Dr. Alberto Feitosa Lima, no município de Tauá, Ceará. Foi o primeiro filho homem de uma geração formada por quatro irmãos e teve como genitores: o Engenheiro Civil Tyrone Castro Uchoa Castelo e a Pedagoga Maria do Socorro Noronha Teixeira. Teve como avós paternos o senhor Pedro Pedrosa de Castro Castelo e a senhora Maria Luiza Uchoa Castelo, ambos residentes e domiciliados no município de Tauá, e como avós maternos o senhor Francisco Alves Teixeira, alcunhado de Chico Leandro, e a senhora Maria Teixeira Noronha, ambos residentes e domiciliados no município de Parambu, Ceará.
José foi batizado na Igreja de Jesus Maria e José, no Distrito de Marrecas, em Tauá-CE, e teve como Padrinhos o seu tio Dr. Hilson, e a sua tia Raquel. O nome José foi escolhido pelos seus pais por dois motivos: primeiro, porque sua mãe havia feito uma promessa a São José que colocaria o nome de seu filho de José, e segundo, pois o seu pai queria prestar uma homenagem ao seu bisavô paterno que se chamava José Fernandes Castelo. E, então, foi batizado de José Fernandes Castelo.
José era uma criança saudável e muito feliz. Ele passou o seu primeiro ano de vida na cidade de seus avós onde pode desfrutar da tranquilidade e do convívio com a natureza, bem como recebeu cuidados, carinho, afeto e muito amor da família. Posteriormente, veio com os seus pais residir em Fortaleza, Ceará. Porém, o vínculo com a cidade de seus avós era mais forte e, então, sempre que podia retornava a terra que o acolheu durante a sua infância e juventude.
José é muito amado pela família, pois, além de ser uma pessoa extremamente agradável e carismática, é filho de um casal muito querido no meio dos amigos e no seio dos familiares.
José Fernandes Castelo iniciou suas primeiras letras na Escolinha Universidade Peniel, no Bairro Parquelândia, em Fortaleza. Em seguida, foi estudar no Colégio 7 de Setembro, onde cursou do 1º ano do Ensino Fundamental ao 3º ano do Ensino Médio. Seus pais, sempre preocupados com o seu futuro, escolheram a boa qualidade de ensino da referida escola como trampolim para o seu sucesso profissional.
Nessa escola, ele sempre desfrutou do respeito, do carinho, da amizade e da admiração de colegas, de professores, de diretores e de funcionários. E, com o intuito de complementar os seus estudos e melhorar seu desempenho escolar, seus pais continuamente contratavam professores particulares.
José Fernandes Castelo, como fiel Católico filho de Deus, era assíduo da Missa Dominical da Paróquia de Santo Afonso, localizada no Bairro Parquelândia. Foi nessa paróquia que ele ingressou no catecismo para fazer a 1ª comunhão e poder receber pelas mãos do Padre Geovanne, pela primeira vez, o Corpo de Cristo. Posteriormente, teve a confirmação de seu batismo na Crisma.
José Fernandes Castelo tinha muito respeito pelo seu semelhante, principalmente, quando se tratava daquelas pessoas mais carentes e mais necessitadas. Espelhado em seus Pais, sempre procurou ajudar os mais carentes. Ele trazia consigo um amor incondicionado por seus avós e nunca reclamou quando lhe era solicitado alguma ajuda, pois estava sempre de prontidão para atendê-los, que o diga sua avó Maria Luiza.
José Fernandes Castelo, como jovem de conduta ilibada, era detentor de muitas características comuns em um cidadão de bem, como podemos destacar o seu caráter correto, comprovado por seus atos sempre responsáveis e comprometidos com a honestidade e pautados na lealdade e gratidão.
José era muito vaidoso e sempre gostou de sair bem arrumado. Chegava, às vezes, a reclamar quando o seu pai estava com o cabelo grande ou quando não tinha tirado a barba. Tinha como hobby a academia de ginástica e adorava viajar com a sua família, bem como tinha uma grande admiração por automóveis. Assim era o José.
José continha, no íntimo de sua sensível personalidade, o zelo pela retidão, por isso era um rapaz recatado, calmo, pacato e amigo. Ele conquistou o carinho e a admiração de todos a sua volta e, até mesmo, daquelas pessoas que conviveram com ele por um período de tempo muito curto. A prova disso ficou demonstrada por seus últimos colegas da Universidade Potiguar os quais conviveram com ele de forma saudável e harmoniosa por menos de dois meses, deixando, apenas, uma infinita saudade.
Seu sonho era seguir a carreira de seu Pai, ou seja, tornar-se um Engenheiro Civil. E, como o José não via barreiras em sua vida, pois tinha sempre Deus em primeiro lugar, foi realizar seu sonho de ser um engenheiro na cidade de Mossoró, Rio Grande do Norte, distante da família e dos seus antigos amigos.
Por fim, desde o dia fatídico de 13 abril de 2013, não temos mais sua presença, José Fernandes Castelo não sonhou sozinho, mas sonhou junto de sua família e de seus amigos, pois era um desejo comum que, em poucos anos, pudéssemos vê-lo formado em engenharia civil, bem como era um desejo comum vê-lo desfrutar de um futuro enorme, brilhante e promissor, pois ele merecia tudo de bom que há nesse mundo, já que ele era um menino tão jovem, com apenas 19 anos de idade, tão bom, tão educado, tão prestativo, tão bonito...
Resta como conforto para seus Pais, familiares, e amigos, agradecer através da intercessão Divina, pelos felizes momentos proporcionados por José, através do brilho constante e peculiar de sua grata presença quando aqui estava fisicamente, na certeza de por ter sido aqui na terra um ser iluminando, hoje e sempre, será amado, lembrado e guardado no fundo do coração de todos com quem aqui conviveu. Agora, lá no Céu, na condição de Anjo, continua brilhando ao lado do Pai, olhando e protegendo a todos.
PATRÍCIA SABOYA
DEPUTADA